Com chancela da SPFW, o Shopping Iguatemi sedia o talk “ESPORTARE LA DOLCE VITA – Bello e ben fatto: o potencial dos produtos de alta qualidade no panorama internacional”, conduzido por Carlos Ferreirinha
No sábado, 18 de outubro, das 9h às 13h, o Shopping Iguatemi São Paulo sediará o talk ESPORTARE LA DOLCE VITA – Bello e ben fatto: o potencial dos produtos de alta qualidade no panorama internacional, evento que promoverá um debate sobre tempo e qualidade na produção, abordando os principais desafios e oportunidades dos bens de consumo de alta gama (óculos, produtos alimentares, mobiliário, moda, náutica e acessórios moda) no mercado internacional.
O evento faz parte de um projeto global, Os Dias da Moda Italiana no Mundo, que está sendo realizado em sete países prioritários — Arábia Saudita, Brasil, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Japão e Índia — em colaboração com associações industriais italianas: ANFAO, Cosmetica Italia, Câmara Nacional de Moda Italiana, Fundação Altagamma, CNA Federmoda e CNA Oreficeria, Confindustria Federorafi, Confindustria Accessori Moda, Confindustria Moda, Uniontessile Confapi, Confartigianato Moda e Confartigianato Orafi.
Em São Paulo, o evento, realizado em parceria com a São Paulo Fashion Week, será conduzido por Carlos Ferreirinha, pioneiro na tradução da Inteligência de Gestão do Luxo como negócios na região das Américas, e reunirá importantes representantes dos setores de indústria, design, gastronomia, moda e náutica, tanto italianos quanto brasileiros. Em particular contará com saudações de boas-vindas de Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da SPFW.
Na ocasião, será apresentado o relatório Esportare la Dolce Vita, elaborado pela Confindustria – Confederação Geral da Indústria Italiana, que analisa o potencial dos produtos de alta qualidade, conhecidos como “Bello e Ben Fatto” (BBF) — itens que combinam beleza, design e excelência produtiva, como moda, alimentos, móveis e náutica. O estudo identifica mercados estratégicos, mapeia oportunidades de expansão e destaca os principais desafios — como sustentabilidade, digitalização e combate ao fenômeno do Italian sounding — oferecendo diretrizes para fortalecer a competitividade no cenário global.
Entre os debatedores estão nomes como Barbara Cimmino (cofundadora da Yamamay e vice-presidente de Exportação e Atração de Investimentos da Confindustria), Davide Degl’Incerti Tocci (CEO da empresa Nannini Italian Quality e vice- presidente adjunto responsável pela Internacionalização e Grupo de Jovens da ANFAO – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Ópticos), Massimiliano Boccardelli (Relações Institucionais e Internacionalização da Federalimentare – Federação Italiana da Indústria de Alimentos e Bebidas), Andrea Bazzichetto (presidente do grupo HenryGlass e membro do Conselho de Administração da Federlegno-Arredo – Federação Italiana das Indústrias de Madeira e Móveis- Federação Italiana das Indústrias de Madeira, Cortiça, Móveis e Mobiliário), Luca Sburlati (CEO e acionista do Pattern Group e presidente da Confindustria Moda), Roberto Briccola (presidente da empresa Bric’s e Proboviro da Assopellettieri), Fabio Planamente (gerente-geral do Cantiere del Pardo e vice-presidente da Confindustria Náutica).
Entre os palestrantes brasileiros estarão figuras icônicas dos setores relevantes de produção (designers, chefs, KOLs, influenciadores, produtores, importadores, distribuidores etc.).
Ampliando o alcance da iniciativa e consolidando a presença da moda italiana no Brasil, após a etapa em São Paulo, o evento será replicado no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 22 de outubro, em colaboração com a Prefeitura de Rio e com a condução de Olivia Merquior, uma das principais referências no Brasil na articulação entre moda, inovação e pensamento crítico.
EXPOSIÇÃO “ITÁLIA É MODA”

Em paralelo ao talk, o Consulado Geral da Itália em São Paulo, em colaboração com o Istituto Europeo di Design (IED), promoverá a exposição Itália é Moda, que se apresenta como uma síntese da moda italiana contemporânea, uma cápsula a ser enviada “ao espaço” para tornar os italianos conhecidos não apenas por seus talentos criativos, mas também por suas habilidades de pesquisa e experimentação, tanto em design, como em produção e distribuição.
A exposição será apresentada pela curadora, a arquiteta Clara Tosi Pamphili, durante um seminário que acontecerá na sede do IED São Paulo, às 18h, no sábado, 18 de outubro de 2025. O seminário estimulará a discussão sobre as novas tendências do sistema da moda italiana, inovação tecnológica e sustentabilidade, o combate à falsificação e a proteção da manufatura italiana.
Formada em arquitetura em Roma, Clara Tosi Pamphili defendeu tese em História das Artes Industriais. É historiadora de moda e de figurino, com diversas curadorias em exposições, catálogos e publicações italianas. Além disso, integra o conselho da Altaroma, dedicando-se a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tendências, com foco na conexão entre moda e arte.
EXPOSIÇÃO “MODA PRAIA”
O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, sempre em colaboração com o Istituto Europeo di Design (IED), monta a exposição Moda Praia, incluindo modelos de roupa e óculos de sol fornecidos por fabricantes italianos associados à Confindustria Moda e ANFAO – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Ópticos, no Polo Cultural ItaliaNoRio, de 13 a 22 de outubro.
EXPOSIÇÃO “ITALIAN SPORTDESIGN”
De 14 de outubro a 14 de novembro, na Escola de Design da UEMG, o Consulado-Geral da Itália em Belo Horizonte realizará a exposição Italian SportDesign, que terá como foco a valorização das empresas e dos produtos do território italiano por meio da exibição de produtos históricos e de calçados/equipamentos esportivos contemporâneos, selecionados entre renomadas empresas italianas.
Para enriquecer e acompanhar a exposição, haverá uma seleção de modelos de óculos italianos de excelência, fornecidos pela ANFAO – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Ópticos – que representa o melhor da tradição manufatureira e da inovação tecnológica do setor óptico italiano.
Toda a mostra será enriquecida, em colaboração com a SECULT (Secretaria da Cultura e do Turismo do Governo de Minas Gerais), com material multimídia retratando as paisagens naturais italianas e de Minas Gerais, onde os esportes objeto da mostra são praticados.
SERVIÇO:
Talk: ESPORTARE LA DOLCE VITA – Bello e ben fatto: o potencial dos produtos de alta qualidade no panorama internacional
Data: 18 de outubro de 2025
Horário: das 9h às 13h
Local: Shopping Iguatemi – Cinemark
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo
9h00 – Credenciamento dos participantes e welcome coffee
9h30 – Abertura do evento e apresentações institucionais
9h35 – Saudação e boas-vindas
9h50 – Apresentação do Report “Esportare La Dolce Vita”
10h15 – Debate sobre o tempo e qualidade na produção de alta gama com a presença de representantes das associações italianas Confindustria, ANFAO, Federalimentare, Federlegno-Arredo, Confindustria Moda, Confindustria Accessori Moda, Confindustria Nautica, e correspondentes representantes brasileiros
13h00 – Encerramento do evento