Com a recuperação econômica e o pagamento do 13º salário, setor projeta aumento nas vendas durante as festas de Natal e Ano Novo
O final de ano é um período estratégico e promissor para o varejo de moda brasileiro, com a população buscando presentes e roupas para as festas de Natal e Ano Novo. A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) considera um crescimento nas vendas de roupas, calçados e acessórios de moda durante a temporada natalina. O segmento deve movimentar R$ 20,07 bilhões no período, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“As expectativas são otimistas, com projeções de aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Fatores como menor taxa de desemprego da população brasileira e avanços dos rendimentos contribuem para o maior consumo nessas datas festivas”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O otimismo do setor é impulsionado por um mercado de trabalho dinâmico, que apresenta uma taxa de desocupação de apenas 6,4% e um aumento real de 7,9% na massa de rendimentos em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, segundo dados do IBGE.
Outro ponto positivo é a crescente valorização da moda sustentável. Segundo Lima, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre suas escolhas de compra, priorizando marcas que adotam práticas responsáveis, transparentes e éticas na produção. Essa tendência tem incentivado o setor a investir em inovações e a promover produtos que atendam a essas novas demandas.
“Acreditamos que, com a combinação da confiança do consumidor e a inovação nas estratégias de venda, o varejo têxtil representado pela ABVTEX está preparado para um final de ano promissor. Observamos um alinhamento entre as expectativas de consumo e as ofertas do mercado, o que deve resultar em um aumento significativo nas vendas”, conclui.
Imagem: Unsplash