Aplicações comerciais escalonáveis em construções de tricô, tecelagem e corespun foram apresentadas durante a Milano Unica, de 8 a 10 de julho de 2025
O Lenzing Group, um dos principais fornecedores de fibras celulósicas regeneradas para os setores têxtil e de não-tecidos, revelou misturas inovadoras de tecidos que abordam um dos desafios de circularidade mais persistentes da moda: manter a qualidade premium e, ao mesmo tempo, incorporar um conteúdo reciclado significativo. Por meio de parcerias estratégicas de fabricação, a Lenzing demonstrou com sucesso como suas fibras TENCEL™ Liocel, de origem responsável e produzidas com eficiência de recursos, transformam a qualidade imprevisível das fibras naturais recicladas mecanicamente em tecidos consistentes e comercialmente viáveis.
As inovações, desenvolvidas em parceria com a fiandeira Marchi & Fildi S.p.A, a tricotadeira Maglificio Maggia, a tecelagem Destro Fabrics e a fabricante de malhas Madiva, mostram como as fibras TENCEL™ Liocel – LF, TENCEL™ Liocel – LFH e TENCEL™ Liocel – A100 superam a irregularidade inerente e a qualidade inconsistente normalmente associadas às fibras naturais recicladas.
“À medida que as marcas se comprometem cada vez mais a incorporar conteúdo reciclado, elas estão buscando incansavelmente soluções práticas que mantenham os padrões de qualidade”, disse Carlo Covini, gerente de Contas Têxteis da Lenzing para a Itália/Suíça. “Ao combinar as qualidades inerentes e os benefícios ambientais de nossas fibras TENCEL™ Liocel com algodão, seda e lã reciclados mecanicamente, estamos preenchendo a lacuna de qualidade que tem limitado a adoção de conteúdo reciclado. Não se trata apenas de uma inovação de material – é um caminho para que as marcas explorem o que é possível na moda circular e, ao mesmo tempo, ofereçam a qualidade premium que os consumidores esperam.”
A SELEÇÃO DIRECIONADA DE FIBRAS LIBERA O POTENCIAL DE MATERIAL RECICLADO
A abordagem aproveita as diferentes variantes da fibra TENCEL™ Liocel, incluindo aquelas com tecnologia Micro, para enfrentar desafios específicos de material reciclado. As fibras TENCEL™ Liocel – LF e TENCEL™ – LFH de baixa fibrilação contribuem com uma maciez e estabilidade de processamento excepcionais, enquanto a TENCEL™ Liocel – A100 sem fibrilação permite uma absorção de cores e um desempenho brilhantes em aplicações funcionais e domésticas. Esses atributos são particularmente valiosos quando se trabalha com fibras recicladas inerentemente inconsistentes.
Essa abordagem precisa gerou diversas aplicações: malhas premium combinando TENCEL™ Liocel – A100 com seda, lã ou caxemira recicladas; tecidos de vestuário versáteis misturando TENCEL™ Liocel – LF com porcentagens variadas de algodão reciclado; e construções de desempenho que incorporam o primeiro elastano ROICA™ V550 com certificação Cradle to Cradle™ do mundo, juntamente com fibras TENCEL™ e conteúdo reciclado.
“Esse projeto nos permite levar nossa experiência em reciclagem de fibras mecânicas para o próximo nível”, diz Alberto Grosso, gerente de desenvolvimento de negócios do Marchi & Fildi Group. “Explorar novas aplicações potenciais para fibras recicladas em colaboração com empresas reconhecidas internacionalmente é uma oportunidade única para expandirmos nossa oferta de fios com variedades adaptadas às demandas específicas do mercado.”
“Estamos muito felizes por estarmos envolvidos pela Lenzing em seus projetos, pois os projetos de cadeia de suprimentos são sempre os mais bem-sucedidos; nesse caso, a chance de usar seda reciclada junto com TENCEL™ é uma ótima oportunidade de misturar sustentabilidade e luxo. Esperamos realmente que as marcas apreciem esse projeto”, explicou Giovanna Maggia, diretora do Conselho da Maglificio Maggia.
Alberto Ottocento, gerente de vendas da Destro Fabrics, acrescentou: “A Destro tem um papel importante a desempenhar nessa coleção e estamos comprometidos com o uso de materiais reciclados, incluindo algodão e fios de poliéster. Graças à colaboração com a Lenzing, isso nos permite expandir nossa coleção, incorporando as fibras recicladas TENCEL™, misturadas com nosso algodão reciclado, o que nos permite oferecer uma gama de tecidos reciclados mais macios e confortáveis, com um toque agradável.”
Paola Botta, gerente de Produção da Madiva, explicou: “Estamos entusiasmados por fazer parte desse projeto inovador ao lado da Lenzing e da Marchi & Fildi. Acreditamos firmemente no valor da pesquisa e da inovação sustentável, e poder contribuir com nosso know-how e maquinário italiano para a produção de fios de última geração é motivo de grande orgulho para nós.
Os dois testes realizados – um com uma composição de 70% de TENCEL™ Liocel e 30% de algodão cru reciclado, o outro com 50% de TENCEL™ Liocel e 50% de algodão cru reciclado, ambos projetados para tingimento de peças -, deram vida a uma malha compacta, com peso final de 120 g/m², obtida usando um fio com contagem de 1/50.000.
A combinação do artesanato italiano com nossos valiosos parceiros da cadeia de suprimentos para criar tecidos de alta qualidade está no centro de nosso trabalho.”
CIRCULARIDADE
A parceria demonstra que os materiais circulares não precisam comprometer a qualidade ou o desempenho. Ao combinar estrategicamente fibras naturais recicladas mecanicamente com fibras TENCEL™ Liocel, que são feitas de madeira, uma matéria-prima natural que é suave para a pele e para o meio ambiente, os tecidos resultantes oferecem benefícios de sustentabilidade e desempenho premium.
Crucialmente, essa abordagem aborda o desafio da escala em materiais circulares. Embora as fibras recicladas tenham sido tradicionalmente limitadas a pequenas porcentagens devido a preocupações com a qualidade, essas misturas mantêm o desempenho comercial com conteúdo reciclado que varia de 25% a 50%, dependendo da aplicação.
Essas inovações em tecidos, apresentadas durante a participação da Lenzing na Milano Unica, de 8 a 10 de julho de 2025, representam a visão mais ampla da Lenzing de impulsionar a inovação colaborativa em toda a cadeia de valor têxtil global – provando que, quando a tecnologia de fibra se alinha com a experiência em fabricação, os princípios circulares podem passar da aspiração à implementação em diversos segmentos de mercado e categorias de produtos.
Foto: Divulgação / Lenzing