Nova tecnologia de pigmentação é feita a partir de resíduos têxteis pré e pós-consumo
Com a população da Terra atingindo 8 bilhões em novembro de 2022, a necessidade de abordar a questão dos resíduos têxteis torna-se mais crítica. De acordo com earth.org, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são produzidos a cada ano, um número que deve subir para 134 milhões de toneladas até o final da década. Diz-se que cerca de 85% de todos os têxteis descartados nos EUA acabam em aterros sanitários, levando à poluição da terra e da água, afetando principalmente as comunidades locais.
A Archroma, uma empresa que cria cores para a moda e já havia desenvolvido uma maneira de transformar resíduos da indústria de ervas e alimentos em sua linha de EarthColors®, resolveu encarar a questão de forma criativa: e se ela pudesse criar cores a partir de resíduos da moda? E eis que surge uma inovação revolucionária: a tecnologia FiberColors, que transforma resíduos têxteis em lindas cores. Estas cores são sintetizadas a partir de um teor mínimo de 50% de matéria-prima à base de resíduos.
Os especialistas em P&D da Archroma desenvolveram uma maneira de usar algodão e/ou poliamida e suas misturas (com pureza >95%) para substituir a maior parte da matéria-prima à base de petróleo normalmente usada para fazer corantes.
A linha FiberColors* resultante, com patente pendente e, portanto, exclusiva da Archroma, inclui cinco corantes que cobrem uma paleta de tons atemporais: Diresul® Fiber-Teak (tons marrons), Diresul® Fiber-Ochre (tons verde-oliva), Diresul® Fiber -Maroon (tons bordeaux), Diresul® Fiber-Slate (tons cinza azulado) e Diresul® Fiber-Graphite (tons cinza escuro).
Os corantes são especialmente adequados para fibras de celulose, como algodão, viscose, linho e sumaúma, e podem ser usados em processos de tingimento e estampagem contínuos, exaustores, denim e vestuário. Com isso, uma marca pode transformar seus próprios resíduos têxteis pré e pós-consumo em suas próprias cores bonitas e criar uma coleção completa, incluindo camisetas, calças de brim, moletons, moletons, camisas pólo e têxteis para o lar.
As colorações FiberColors* são ideais para empresas com visão de futuro que desejam ajudar a encontrar uma solução para os aterros têxteis e, ao mesmo tempo, dar valor aos resíduos, incluindo artigos coletados em seus esquemas de devolução que não podem ser reutilizados.
Heike van de Kerkhof, CEO da Archroma, comenta: “Depois de criar cores a partir de resíduos de alimentos e ervas com EarthColors®, estamos dando um passo adiante na fabricação circular com FiberColors*, abordando o enorme problema global de resíduos têxteis e de moda. É assim que tornamos realidade nosso propósito de liderar nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável para nossos clientes e mercados. Porque é a nossa natureza.”
Assista abaixo ao video de apresentação do FiberColors.