Marca do Grupo Malwee lança coleção cápsula “Abrace o Futuro”, criada para participação na exposição “A Chain Of Women”, que faz parte do “Brazil Creating Fashion for Tomorrow 2024”, programação que abre uma das semanas de moda mais relevantes do mundo
A Malwee, marca de moda do Grupo Malwee, reconhecida por seu pioneirismo em moda sustentável, design funcional e atemporal, aposta, pela primeira vez, em um lançamento no mercado internacional com a coleção inédita “Abrace o Futuro”. O contexto escolhido não poderia ser diferente: a coleção tem como base um dos principais cases do Grupo Malwee, o “Fio do Futuro”, composto por 85% de peças de pós-uso, e será apresentado em uma das principais semanas de moda do mundo, a London Fashion Week.
A nova coleção compõe a participação da Malwee na exposição “A Chain Of Women”, do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, evento que abre a programação da London Fashion Week, que pelo segundo ano consecutivo apresentará iniciativas inovadoras e sustentáveis da moda brasileira realizadas por mulheres. Utilizando como base o “Fio do Futuro” e técnicas artesanais de macramê e crochê, a Malwee se uniu a mulheres do coletivo “Elas Fazem Nós” para desenvolver a cenografia e duas peças conceituais da exposição. A parceria com o coletivo acontece por meio do programa social “Menos Resíduo, Mais Renda”, do Instituto Malwee, que já direcionou mais de 30 toneladas de resíduos têxteis para a capacitação e geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.
“Estamos muito felizes por apresentar, de forma criativa e inovadora, um case brasileiro que responde ao principal desafio da indústria atualmente: a economia circular. O “Fio do Futuro”, é uma matéria-prima inovadora e revolucionária, criada em parceria com o Grupo Eurofios. Então, lançar a uma coleção da Malwee a partir de uma inovação e com a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade em um dos eventos de moda mais relevantes do mundo, a London Fashion Week, confirma que a moda sustentável, funcional, prática e feita pra durar tem cada vez mais espaço e relevância no calendário da moda global. Que mais empresas possam desenvolver tecnologias circulares para ampliar os impactos positivos em diversos níveis e em grande escala. Esse é o futuro da moda”, afirma Audrei Russo, diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee.
A coleção inédita “Abrace o Futuro” estará à venda no e-commerce da Malwee (com frete disponível para o Brasil) a partir do dia 12 de setembro, dia da abertura da exposição. A cápsula contará com seis modelos da Malwee, incluindo blusas, saias, vestidos, blazers e blusões, dois acessórios feitos em crochê e macramê, um porta-garrafa e um porta-celular, além de dois modelos da Malwee Kids sendo um vestido e uma jaqueta.
Segundo Audrei, o lançamento se alinha ao Plano ESG 2030 do Grupo Malwee, que possui metas de redução dos impactos ambientais e promoção da circularidade, reafirmando o compromisso da companhia com a sustentabilidade e o bem-estar social.
MALWEE NA EXPOSIÇÃO “A CHAIN OF WOMEN” (Uma Corrente de Mulheres)
Evento criado por Camila Villas, Lilian Pacce e Marília Biasi, o Brazil Creating Fashion For Tomorrow (BCFT) tem o apoio do Itamaraty, da Embaixada do Brasil em Londres e acontece na icônica “Sala Brasil”, situada no térreo do prédio histórico da embaixada brasileira na capital do Reino Unido.
O evento faz parte da programação oficial da London Fashion Week, que é organizada pelo British Fashion Council. Em 2024, será realizada a segunda edição do evento, com a exposição “A Chain of Women”, para promover a inovação e a liderança das mulheres na moda e na sustentabilidade. A programação abre novamente a semana de moda londrina e ficará em cartaz entre os dias 13 e 17 de setembro, na embaixada brasileira. A entrada é gratuita.
É neste contexto que a Malwee foi convidada a patrocinar e participar do evento. A marca apresentará sua nova identidade visual e uma nova edição da coleção cápsula “Abrace o Futuro”, que usa como base o case “Fio do Futuro”, material que integra e conecta a cenografia da exposição, compondo as vitrines, detalhes expositivos, além de dois looks conceituais da marca de moda brasileira: a “Jaqueta Abraço”, uma parka que perpassa várias estações e se transforma em colete, com mangas, capuz e barrado inferior removíveis; e o “Vestido Nós”, um vestido midi em modelagem evasê, gola redonda, com mangas de crochê de fio de malha, com bolsos laterais, com uma sobreposição de rede em macramê.
“O BCFT tem como objetivo promover a moda brasileira alinhada às melhores práticas sustentáveis. A Malwee tem seguido consistentemente esse caminho e estamos muito felizes com essa parceria”, afirma Lilian Pacce, jornalista de moda e curadora da mostra.
O evento de abertura será no dia 12, às 18h, para convidados, e terá falas de Antonio de Aguiar Patriota, embaixador do Brasil em Londres, de Lilian Pacce e de Audrei Russo, diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee.
No dia 12, a Malwee receberá jornalistas e influenciadores para uma visita guiada às 16h. No dia 13, às 17h, Audrei participará do painel de discussão sobre novas formas de agregar valor à cadeia de suprimentos ao lado de Bruna Petreca, pesquisadora sênior em Experiência Humana e Materiais do Royal College of Arts, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo dedicado exclusivamente à arte e design, e Agustina Comas, designer de moda circular.
NOVA IDENTIDADE VISUAL
Como parte de sua estratégia de marca, comunicação em moda sustentável e adaptação aos tempos e às demandas do consumidor contemporâneo, Malwee lança sua nova identidade visual que estará presente nas peças da cápsula “Abrace o Futuro” e em todos os materiais visuais da exposição.
“A moda está cada vez mais pautada em propósito. A roupa que abraça o dia a dia das pessoas de forma prática, funcional e entrega também atualidade tem sido uma demanda crescente do mercado. E essa sempre foi a proposta da Malwee. Por isso estamos propondo uma nova marca que resgata a nossa essência, origem, a nossa história e coloca toda a alma da marca nos dias atuais também nos preparando para o futuro com um trabalho gráfico emocionante e original”, afirma Greg Reis, diretor de Marketing do Grupo Malwee.
COMO É DESENVOLVIDO O “FIO DO FUTURO”
O Grupo Malwee já nasceu repensando sua forma de produzir e consumir os recursos naturais. O case “Fio do Futuro” é, atualmente, um dos principais cases da companhia em moda sustentável. Um dos grandes desafios do projeto, além do processo de triagem, desfibragem e nova composição, é a arrecadação de roupas. Em parceria com a Cruz Vermelha, organização que visa proteger vidas, a saúde e preservar a dignidade humana, a companhia criou um ciclo de colaboração onde o consumidor doa as roupas para Instituição que, por sua vez, ao fazer a triagem, destina para o Grupo Malwee as peças que estão inadequadas para uso e que iriam para o lixo.
“São essas peças que, em parceria com o Grupo Eurofios passam pelo processo de higienização, nova triagem para a retirada dos aviamentos e desfibragem até se transformarem no “Fio do Futuro”, fechando o ciclo circular da moda, retornando ao início de produção. Esse ciclo evita que uma nova matéria-prima seja retirada do meio ambiente e reduz o volume de lixo têxtil no meio ambiente”, afirma Audrei Russo.
A partir das etapas citadas, o “Fio do Futuro” segue para a fábrica do Grupo Malwee, em Jaraguá do Sul (SC), onde é transformado em uma malha e novas peças de roupa com 58% de “Fio do Futuro” em sua composição.
A primeira edição do projeto com o “Fio do Futuro” foi lançada em 2022 com 70% de resíduo têxtil pós-consumo e 30% de uma fibra complementar. Já em 2023 o Grupo Malwee avançou na composição do fio, que atualmente conta com 85% de peças usadas e 15% de fibra de poliéster. As peças apresentam uma redução de 44% nas emissões de CO2 e consomem 30% menos água em sua produção.
Em 2024, o Grupo Malwee dobrou o lote de malha produzida, avançou no desenvolvimento do produto e está ampliando o mix de peças e as coleções lançadas. Além da cor mescla, foi desenvolvida uma nova variação de cor (preto) com processo de tingimento que usa 68% de água de reuso, proveniente do tratamento dos efluentes gerados pela indústria. Além disso, todas peças são produzidas no parque fabril do Grupo Malwee, que já reduziu em 75% a emissão de gases de efeito estufa nos últimos 10 anos, reutilizou mais de 537 mil m³ de água nos últimos 5 anos e 100% da energia elétrica usada é renovável. Em 3 anos de projeto, a Malwee reciclou 7,4 toneladas de roupas, evitando que fossem parar em lixões.