Evento também apresentou a 1ª edição do Prêmio Best Brands to Sell 2026, uma iniciativa criada para reconhecer as marcas mais valorizadas pelas lojas multimarcas
Na terça-feira (23), aconteceu o Fórum Acelera Varejo Multimarcas, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.
Concebido por Cecília Rapassi, da consultoria Flash On Business, e viabilizado pelo Acelera Varejo, o evento trouxe luz ao trabalho realizado pelas lojas multimarcas, sua importância ao varejo nacional, seus desafios e a relação com as marcas fornecedoras.
A iniciativa busca criar um ambiente de troca mútua e empatia, permitindo que marcas renomadas compreendam profundamente os desafios enfrentados pelo pequeno varejo. Ao reunir diversos agentes do setor, a proposta fomenta uma comunidade colaborativa focada na evolução coletiva e no compartilhamento de soluções práticas. O objetivo central é fortalecer esse canal de vendas vital através de uma relação de serviço próxima e vivências compartilhadas. Dessa forma, todos os envolvidos contribuem para o crescimento sustentável do ecossistema de moda brasileiro.
“Este foi um movimento único de juntar todo mundo do mercado que tem foco no canal multimarcas de moda. Trouxemos as marcas, trouxemos soluções para o mercado e o objetivo é que ajudemos a evoluir nesse sentido de comunidade, de troca mesmo. Quem tem a resposta pronta? Com todo mundo contribuindo um pouquinho, conseguimos ajudar a evoluir esse canal que é tão importante para o Brasil”, destaca Cecilia.

A programação do evento contou com apresentações e debates sobre marketing, branding, planejamento de compras, giro de estoques, importação, plataformas B2B, entre outros assuntos.
“É um desafio você conseguir conectar multimarcas com as grandes marcas do país. Isso passa por uma relação muito próxima de serviço, de compreensão, de troca, de vivência. E esse é o nosso objetivo, aproximá-las ao máximo; de fazer com que as grandes marcas entendam, conheçam e vivam ou vivenciem as dores das pequenas marcas e juntos possam fazer o melhor para ambos. Esse é o desafio do projeto”, reforça Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, que foi um dos patrocinadores do evento e ainda apresentou um estudo inédito e exclusivo sobre “Melhores Marcas para se Vender no Varejo Multimarcas”.
QUAIS SÃO AS MELHORES MARCAS PARA SE VENDER?

O estudo exclusivo feito pelo IEMI-Inteligência de Mercado sobre as melhores marcas de moda para se vender no varejo multimarcas trouxe, entre seus principais pontos, dados sobre a performance das marcas no ponto de venda; força de marca no varejo; giro de produto e rentabilidade; e a percepção de valor de marca pelo consumidor.
No total, foram pesquisadas 352 lojas multimarcas de moda masculina e 359 de moda feminina com público A/B, distribuídas em todas as regiões do país. Entre os insights, as melhores marcas para se vender alcançam 26% das vendas das lojas clientes, mostrando o quão desafiador é esse ambiente; e o que faz a diferença para uma marca ser relevante no cliente multimarcas é ser atrativa aos consumidores da loja; alto giro dos produtos e um trabalho de marca eficiente no PDV; margem de lucro efetiva ao lojista; e ter ética de competição entre canais, para as marcas que operam omnichannel.
Para saber mais sobre o estudo, acesse o link.
PREMIAÇÃO

Pela primeira vez, o Fórum Acelera Varejo Multimarcas apresentou a premiação Best Brands to Sell (Melhores Marcas para se Vender). Entre mais de 500 lojas multimarcas ativas – focadas nos públicos A e B, feminino e masculino -, foi aplicada uma pesquisa com 16 indicadores estratégicos de desempenho, como força comercial, desejo de marca, pós venda, parceria e potencial de venda. Dessa pesquisa, realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado, com curadoria da Flash On Business, chegou-se às marcas finalistas em cada categoria, e as vencedoras foram reveladas durante o evento.
Na Categoria Feminina, concorreram as marcas: Cantão, Dress To, Farm, Lança Perfume, Mixed, Morena Rosa e NK Store. Na Categoria Masculina estavam: Aramis, Colcci, Docthos, Dudalina, Hugo Boss, King & Joe, Lacoste e Reserva.
Já o troféu entregue aos vencedores também foi bastante especial: cada um deles foi criado por alunos autistas participantes da Cog Life Arts, instituição artística fundada por Flavia Najar Pacheco, mãe atípica que viu em seu próprio filho como incentivar as potencialidades criativas para o desenvolvimento pessoal de jovens autistas.

CONHEÇA OS VENCEDORES
Melhor Performance (marca feminina): Lança Perfume
Melhor Performance (marca masculina): King & Joe
Melhor Relação Comercial (marca feminina): Morena Rosa
Melhor Relação Comercial (marca masculina): Hugo Boss
Excelência em Pós-Venda (marca feminina): Cantão
Excelência em Pós-Venda (marca masculina): Reserva
Marca Insubstituível (categoria feminina): Lança Perfume
Marca Insubstituível (categoria masculina): Docthos
Melhores Marcas para se Vender (categoria feminina): Morena Rosa
Melhores Marcas para se Vender (categoria masculina): Reserva
O Fórum Acelera Varejo Multimarcas e a 1a Edição do Prêmio Best Brands to Sell foi uma realização do Acelera Varejo, Flash On Business, IEMI – Inteligência de Mercado, Teceo, Trinomio Retail, Vtex e Timbro, com apoio da ViFran Embalagens, Di Pollini, Cordex Têxtil, Grupo MD, The Led; Aura e Instituto Cog Life Arts.









