Você está aqui
Home > sustentabilidade > FROM LAB TO LABEL

FROM LAB TO LABEL

SCTI e bluesign® doam a metodologia pioneira do Índice de Química Sustentável (SCI) para a ZDHC com o objetivo de promover a química sustentável na indústria têxtil

A indústria têxtil dá um grande passo à frente em práticas sustentáveis à medida que a bluesign® e a SCTI anunciam a doação da pioneira metodologia do Índice de Química Sustentável (SCI) à ZDHC. Esta colaboração visa revolucionar a gestão química nas indústrias têxtil, do couro e da moda, ao mesmo tempo que aborda o impacto ambiental de uma forma holística.

O DESAFIO DOS PRODUTOS QUÍMICOS NOCIVOS NA MODA

Durante décadas, a utilização de produtos químicos perigosos no vestuário tem sido um grande desafio. Apesar dos esforços da indústria com inúmeras normas sobrepostas e regimes voluntários, as indústrias têxtil, do couro e da moda enfrentam dificuldades com regulamentações variáveis, dados inconsistentes e falta de ação comum. A transparência limitada e pouca ação coordenada dificultam o progresso, enquanto os consumidores não recebem informações sobre o impacto ambiental global destas indústrias.

UM ESFORÇO UNIFICADO PARA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

As principais organizações do setor têxtil estão elevando o debate para enfrentar estas questões de frente com ferramentas de avaliação convergentes.

O Sustainable Chemistry for the Textile Industry (SCTI), um grupo de fabricantes químicos inovadores e pioneiros, pretende trazer mudanças positivas para a indústria têxtil e tornar a química sustentável a norma. A bluesign®, um renomado fornecedor de soluções de sustentabilidade, tem ampla experiência em garantir uma gestão química segura e responsável, segurança ambiental e dos trabalhadores, bem como eficiência de recursos na produção de têxteis. E, por sua vez, a Fundação Zero Discharge Hazardous Chemicals (ZDHC), impulsionada por grandes marcas de moda, tem a missão de desintoxicar a indústria da moda, fornecendo ferramentas e diretrizes para a gestão sustentável de produtos químicos.

O programa ZDHC está bem-posicionado para complementar a experiência do bluesign® e do SCTI e para dimensionar o seu impacto dentro de uma estrutura multissetorial. Esta colaboração capacita fabricantes e marcas a fazerem escolhas informadas e responsáveis ​​em termos de produtos químicos e processos, comprometendo-se com uma química sustentável e beneficiando a sociedade.

“Nossa iniciativa eleva a ação coletiva a novos patamares e permite que as indústrias têxteis e da moda façam escolhas sustentáveis, aproveitando ao máximo o que a solidariedade pode fazer para impulsionar a mudança”, afirma Isabella Tonaco, diretora-executiva do SCTI.

O INÍCIO DO ÍNDICE DE QUÍMICA SUSTENTÁVEL (SCI)

Em 2022, a SCTI e a bluesign® anunciaram o desenvolvimento do primeiro Índice de Química Sustentável (SCI) abrangente à indústria têxtil. O trabalho pioneiro aproveita as melhores tecnologias disponíveis, ao mesmo tempo que transcende as avaliações químicas existentes, e introduz uma ferramenta centralizada para uma avaliação mais ampla do impacto ambiental. Faltava tal abordagem. Agora, o SCI introduz uma linguagem comum padrão para convergência e alinhamento em todo o setor têxtil global.

“Como contribuidores no desenvolvimento do Índice de Química Sustentável, estamos felizes em continuar a jornada que iniciamos em 2022 com esta iniciativa e esperamos trabalhar com nossos parceiros para avançar ainda mais a sustentabilidade em nossa indústria”, destaca Daniel Rüfenacht, CEO da bluesign®.

PARÂMETROS INOVADORES PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

O SCI traz novos parâmetros para avaliar como os produtos químicos melhoram a utilização de recursos nos processos em que são utilizados ao longo do ciclo de vida de uma peça de vestuário. Os principais blocos de construção incluem transparência na cadeia de abastecimento, fornecimento responsável, matéria-prima que reduz a dependência de combustíveis fósseis, pegada de carbono do produto, consumo de recursos, eficiência na utilização durante a produção têxtil, impacto na utilização final e fim de vida útil das aplicações de consumo. Este quadro transparente torna mais fácil para a indústria avaliar o impacto na sustentabilidade dos produtos químicos presentes numa peça de vestuário e promove a circularidade.

UMA DOAÇÃO COLABORATIVA PARA O AVANÇO DA INDÚSTRIA

Para avançar e promover a colaboração em toda a indústria, a SCTI e a bluesign® estão doando o SCI para a ZDHC como a pedra angular do seu programa Chemicals to Zero (CTZ-A), que representa o mais alto nível de química sustentável dentro do ZDHC. Em 2024, o conteúdo do SCI passará pelos processos de envolvimento e consulta das partes interessadas do ZDHC, com o objetivo de aprimorar o programa Roadmap to Zero, abordando a sustentabilidade e a circularidade. O ZDHC disponibilizará gratuitamente o conteúdo do SCI ao público, permitindo ampla adoção e impacto.

Deixe um comentário

Top