INSIDER APRESENTA NEXTECH: CAMISETA FEITA COM FIBRAS TENCEL™ LIOCEL, UNINDO TECNOLOGIA, CONFORTO E SUSTENTABILIDADE

A moda vive um paradoxo. Enquanto movimenta a economia e pauta comportamento, é também uma das indústrias de maior pressão ambiental. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, o setor responde por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa e consome 93 bilhões de metros cúbicos de água por ano. Aproximadamente 20% das águas residuais do planeta têm relação com a produção têxtil, e 85% das roupas acabam em aterros; apenas 1% é reciclado. A ONU Meio Ambiente lembra ainda que, desde os anos 2000, a produção global mais que dobrou, enquanto o tempo médio de uso das peças despencou. Em todo o mundo, um caminhão de roupas é descartado a cada segundo.

Com consumidores cada vez mais atentos, 73% afirmam preferir marcas sustentáveis e exigem transparência em práticas e certificações (NielsenIQ). Sendo assim, soluções materiais e processos circulares deixam o discurso e passam a fazer parte dos produtos.

Nesse cenário, a marca brasileira Insider, referência em moda tecnológica e sustentável, une forças com a fibra têxtil TENCEL™ Liocel, do Grupo Lenzing, e com a fiação Textil Carmem, para lançar uma camiseta ecoeficiente. Produzida com fibras celulósicas em processo de ciclo fechado — que recupera água e solventes e reduz significativamente os resíduos —, a peça reflete o avanço da inovação sustentável na moda. As fibras TENCEL™ Liocel são obtidas a partir de madeira de fontes controladas ou certificadas e podem ser rastreáveis por tecnologia exclusiva de rastreamento, reforçando o compromisso da Lenzing em oferecer soluções inovadoras, responsáveis e alinhadas à preservação ambiental.

“A parceria entre TENCEL™ Liocel, Insider e Textil Carmem reforça a importância de oferecer peças que unem moda, inovação e sustentabilidade, evidenciando também nosso propósito de transformar e inspirar o mercado, além de evidenciar que cada roupa carrega uma história desde sua criação. A Lenzing foi a primeira produtora de fibras celulósicas a estabelecer metas concretas, cientificamente verificadas pelo Science Based Targets, visando à redução das emissões de gases de efeito estufa. Nossas fibras são biodegradáveis, compostáveis e derivadas de madeira certificada, cultivada de forma responsável, sendo um caminho que promove soluções ecológicas sem abrir mão de conforto e qualidade”, destaca Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.

A Textil Carmem, empresa reconhecida internacionalmente por soluções têxteis de menor impacto, é responsável pelo fio que dá vida a essa malha. Além do viés ambiental, a novidade entrega toque extra suave, respirabilidade natural e é hipoalergênica, uma combinação de conforto premium e responsabilidade socioambiental.

“Participar da collab que deu origem à NEXTECH reforça o nosso propósito: desenvolver fios premium a partir de fibras sustentáveis, ganhando vida em uma peça que une tecnologia, sofisticação e propósito. Essa coleção mostra que o futuro da moda se constrói juntos, da fibra ao fio, até a experiência de vestir”, ressalta Maria Eduarda Martins, Marketing da Textil Carmem. 

Com estética minimalista e caimento refinado, a peça integra a iniciativa NEXTECH – Essenciais do Futuro, dedicada a básicos ecoeficientes. A proposta reforça o que a marca chama de “luxo consciente”: design atemporal, inovação invisível (benefícios técnicos que se percebem no uso, não no rótulo) e durabilidade para prolongar o ciclo de vida do guarda-roupa.

“Nosso compromisso é com a excelência discreta: tecnologia que melhora a experiência sem excessos. Cada peça precisa durar mais, consumir menos recursos e resolver a vida de quem usa”, diz Yuri Gricheno, CEO e cofundador da Insider. “Redefinir o básico premium é escolher menos, porém melhor.”

A campanha, promovida com Fábio Porchat, visa destacar os atributos da novidade, com foco em funcionalidade (controle térmico, antiodor, secagem rápida, menos necessidade de passar) e desenho atemporal, dialogando com a agenda da marca: produzir menos e melhor, com foco em funcionalidade, a fim de evitar descartes acelerados e reduzir a pegada de uso — do consumo de água e energia à sobrecarga de resíduos.

A nova camiseta ecoeficiente estará disponível a partir de 2 de outubro de 2025 em www.insiderstore.com.br.

Foto: Divulgação