28a edição acontece sob o tema Homo Faber
A coletiva de abertura da 28ª edição do Inspiramais, salão que lança mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, móveis, vestuário e bijuterias entre os dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS), destacou a qualidade de unir negócios e pautas sustentáveis no mesmo ambiente.
Ressaltando o potencial de negócios do evento, a superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, abriu o salão destacando que os cerca de 150 expositores devem receber a visitação de compradores de todo o País e da América Latina.
“Aqui, esperamos receber mais de 7 mil pessoas em dois dias de salão, sendo parte deles da Colômbia e México, por meio do Projeto Comprador”, contou. Segundo ela, os grupos mexicano e colombiano trazidos para o evento somam, juntos, uma produção de quase meio milhão de pares por mês. “São grupos com grande potencial para negócios”, acrescentou.
Além do potencial de negócios, o Inspiramais 2024_II conta com extensa programação de conteúdo, que destaca informações sobre moda, sustentabilidade e diversidade nas empresas. “Ainda hoje, estamos lançando, aqui no salão, o projeto Mulheres+, que busca aumentar ainda mais o empreendedorismo feminino na indústria da moda”, disse. O projeto, que englobará uma série de workshops, consultorias e assessorias para o desenvolvimento de lideranças femininas, é uma promoção conjunta da Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Abimóvel e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
VISIBILIDADE INTERNACIONAL
Apoiando os projetos Comprador e Mulheres+, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve na abertura representada por Gabriel Isaqson, do Escritório Sul (RS, SC e PR) da Agência. “O Inspiramais é um evento que mostra tudo o que queremos propagandear para o mundo: qualidade, inovação, sustentabilidade e trabalho em rede para a promoção comercial, qualificação e atração de investimentos internacionais”, disse. Segundo ele, no ano passado, as mais de 900 empresas que fazem parte dos projetos apoiados pela Agência em parceria com as entidades realizadoras do salão (Assintecal, CICB, Abimóvel e Abit) somaram US$ 2,7 bilhões em exportações. “E este evento é um deles, um dos mais bonitos apoiados pela ApexBrasil”, concluiu.
MODA
O coordenador de Pesquisa e Design da Assintecal, Walter Rodrigues, destacou que o salão, mais uma vez, aponta direções para os fabricantes da indústria da moda. “Aqui, temos mais de mil materiais sendo lançados, frutos de uma pesquisa que contou com a participação de importantes criadores da moda brasileira”, disse, ressaltando que as novidades podem ser vistas logo na entrada do salão, no espaço Conexão INSPIRAMAIS.
ORIGEM SUSTENTÁVEL
Em momento surpresa, foram entregues certificados do Origem Sustentável para cinco empresas de componentes. O certificado de nível mais elevado, o Diamante (80% dos indicadores do programa atingidos), foi entregue para a Cipatex, enquanto o Prata (40% dos indicadores atingidos) foi entregue para a ITM, e o Bronze (20% dos indicadores atingidos) para a Filastic e Focal Têxtil. O Origem Sustentável é uma promoção conjunta da Assintecal e da Abicalçados, que hoje conta com mais de 100 empresas, entre certificadas ou em processo de certificação.
Além de representantes da Assintecal – além de Silvana, participou o presidente da entidade, Gerson Berwanger -l e da ApexBrasil, participaram da coletiva para a imprensa os presidentes da Abit e do CICB, Fernando Pimentel e José Fernando Bello, a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, e a deputada federal Any Ortiz.