Texplay discute o papel transformador da inteligência artificial no setor da moda, em 32ª edição de evento promovido pelo SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro
No dia 7 de novembro, quinta-feira, acontece a 32ª edição do Encontro Nacional de Tecelagem e Confecção, no Rio de Janeiro (RJ). O evento anual é promovido pelo SENAI CETIQT, e reúne os principais players da Indústria da moda brasileira em um único espaço.
Com o tema [IN]visível, este ano o evento explorará a união entre ciência moderna e práticas milenares, integrando biotecnologia, inteligência artificial e tradições ancestrais. Além disso, proporciona aos participantes um ambiente propício ao networking com grandes empresas do setor, acesso antecipado a tendências de cores, fibras e tecidos, e um maior conhecimento e atualização através de palestras exclusivas e cases de sucesso.
Nesta edição, a Texplay, maior comunidade de educação do ecossistema têxtil do Brasil, participa com uma palestra sobre Inteligência Artificial na Moda e seu impacto nas criações do ecossistema fashion, conduzida por Carla Schork, uma das idealizadoras do projeto. Na ocasião, Carla vai propor uma reflexão sobre como a IA, quando incorporada de maneira gradual e consciente, pode impulsionar a eficiência e a competitividade de marcas e profissionais, abrindo novas perspectivas para o futuro da moda.
A apresentação vai abordar também como a IA transforma o processo criativo e redefine o futuro da moda, posicionando a inovação como um caminho essencial para a diferenciação no mercado. Carla trará à tona o avanço tecnológico que molda esta nova era, onde a inovação é um diferencial competitivo. Em um convite ao novo, de forma gradual e consciente, a proposta é explorar como a IA pode agregar ganhos em eficiência, competitividade e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que amplia o olhar para um horizonte repleto de possibilidades — reforçando que o diferencial humano, insubstituível, permanece no centro dessa transformação.
“O que queremos é abrir um novo espaço para reflexão sobre como a IA pode ser uma força potencializadora do capital humano na indústria da moda. Ao integrar essas tecnologias, não só otimizamos processos, mas também garantimos que as marcas se adaptem de forma ágil e resiliente às mudanças do mercado”, destaca a especialista.
A proposta para a palestra está na geração da mentalidade de inovação, promovendo uma adoção prática e gradual da IA como ferramenta estratégica para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico. Texplay é reconhecida hoje como vanguardista em estudos de IA na Moda no Brasil, sendo inclusive, a primeira marca de educação de moda a trazer um curso dedicado exclusivamente a este assunto para o mercado brasileiro. Hoje, o curso caminha para a terceira turma, já com sucesso e destaques das turmas anteriores.
“Nosso propósito é inspirar uma visão mais ampla sobre a IA, que não se limita a ferramentas, mas valoriza a adaptação inteligente. Queremos encorajar uma mentalidade de crescimento e conexão em um mundo que muda rápido, onde quem se adapta com empatia e criatividade ganha espaço”, explica Carla.
A 32ª edição do Encontro Nacional de Tecelagem e Confecção é voltada a todos os empresários, empreendedores e profissionais do setor têxtil. Com o objetivo de promover a disseminação de informação atualizada sobre tendências têxteis e estimular a inovação através de parcerias, o evento acaba por integrar a cadeia ao fomentar esses encontros e oportunidades de negócios para o segmento da moda. Além da Texplay, outros palestrantes confirmados são a indústria têxtil Canatiba e a indústria química têxtil Fratelli Ricci.
Michelle Souza, consultora técnica no SENAI CETIQ, considera a presença da Texplay no evento de extrema importância, pois traz uma abordagem inovadora sobre o uso da inteligência artificial na moda, tema que vem transformando o setor globalmente. “Ao compartilhar suas soluções tecnológicas aplicadas ao design, produção e personalização de peças, a Texplay oferece ao público uma visão aprofundada sobre como a IA pode otimizar processos, prever tendências e até personalizar produtos de maneira inédita”, afirma.
O encontro acontece no dia 7 de novembro, das 9h às 19h, no Centro de Eventos Mario Henrique Simonsen, na Avenida das Américas 3434, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ. A palestra da Texplay está marcada para às 10h. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.