Grupo expande significativamente suas atividades em marketing para a indústria de moda, fortalecendo sua posição como um player essencial da Indústria 4.0
A Lectra anunciou, no dia 9 de janeiro, a assinatura de um acordo para aquisição da maioria do capital e dos direitos de voto da empresa americana Launchmetrics.
Fundada em 2015, a Launchmetrics desenvolve e comercializa uma inovadora plataforma SaaS baseada na nuvem, composta por sete módulos, dedicada ao desempenho da marca e direcionada a profissionais de marketing e comunicação dos mercados de Moda, Estilo de Vida e Beleza. A Launchmetrics é uma empresa de tecnologia de renome mundial com um ativo de dados de marketing incomparável nos mercados mencionados, graças ao seu domínio das tecnologias da Indústria 4.0, como dados, nuvem e, em particular, inteligência artificial.
Num ambiente complexo e em constante mudança – o boom na utilização da inteligência artificial, o desenvolvimento da distribuição multicanal, o surgimento de novos comportamentos de consumo e as mudanças nas restrições regulamentares e de responsabilidade sócio-empresarial (RSE) – as marcas devem criar uma identidade forte, desenvolver uma posição diferenciada para ganhar visibilidade, e otimizar a identificação e retenção de consumidores.
Para apoiar os seus clientes durante o lançamento de coleções e em todos os momentos-chave de comunicação com o seu ecossistema, a Launchmetrics desenvolveu uma plataforma baseada na nuvem que – ao aproveitar dados de marketing agregados –, permite aos seus clientes orquestrar o lançamento das suas campanhas de marca, medir com precisão sua eficácia e maximizar o retorno do investimento (ROI).
As receitas de 2023 da Launchmetrics deverão fechar na casa dos US$ 45 milhões – incluindo mais de US$ 40 milhões em receitas recorrentes – e um EBITDA ajustado de cerca de US$ 5 milhões gerado a partir de perto de 1.700 clientes em cerca de 20 países, incluindo marcas de moda de prestígio.
“A Launchmetrics quis unir forças com o Grupo Lectra para acelerar o desenvolvimento da sua oferta à escala global, ao lado de um líder em tecnologia de moda”, declarou Michael Jaïs, fundador e CEO da Launchmetrics. “A aliança da Launchmetrics e da Lectra nos permitirá enriquecer nossas respetivas ofertas com ainda mais inteligência artificial e dados complementares – tanto de produto como de marketing – para fornecer aos nossos clientes uma proposta de valor única.”
Daniel Harari, presidente e CEO da Lectra, acrescenta: “Esta aquisição enquadra-se naturalmente na abordagem da Lectra de expandir a sua presença no mercado da Moda, abrangendo elos estratégicos adicionais da cadeia de valor dos seus clientes. A combinação das nossas soluções existentes com as da Launchmetrics estabelece o Grupo como o único ator tecnológico a apoiar os seus clientes desde o desenvolvimento do produto até à produção, depois desde a gestão de coleções até ao marketing, comércio eletrônico e rastreabilidade. Após sete aquisições nos últimos seis anos, este novo passo estratégico permite à Lectra continuar a ultrapassar limites, definindo um novo quadro para a Indústria 4.0 na Moda e está totalmente alinhado com o road map estratégico 2023-2025, apresentado em fevereiro de 2023”, conclui.
A transação diz respeito à aquisição de 50,3% da Launchmetrics em janeiro de 2024 por US$ 85 milhões, valor este que dependerá das receitas recorrentes e do EBITDA de 2023. A aquisição do restante capital e direitos de voto está prevista em cinco fases: em 2025, 2026 , 2027, 2028 e 2030. O preço total de aquisição deverá ficar entre US$ 200 milhões e US$ 240 milhões, com base no crescimento esperado de dois dígitos, tanto nas receitas recorrentes como no EBITDA durante o período 2024-2029.
A Bpifrance, sendo acionista de referência da Launchmetrics, venderá parte das suas ações durante esta transação e permanecerá no capital da empresa até 2027.