Solução oferece uma alternativa livre de combustíveis fósseis, com propriedades de elasticidade e recuperação
O Grupo Lenzing, produtor líder global de fibras especiais à base de madeira, anunciou uma nova técnica de processamento de fibras de liocel da marca TENCEL™, adaptada para criar tecidos elásticos que melhoram o conforto do usuário. Essa solução oferece uma alternativa livre de combustíveis fósseis, com propriedades excepcionais de elasticidade e recuperação, ao mesmo tempo que segue métodos de produção responsáveis.
A nova técnica de processamento da Lenzing envolve a reengenharia de tecido composto de fibras TENCEL™ Lyocell com um pré-tratamento de tecido. Durante o processo úmido, as fibras TENCEL™ Lyocell sofrem um inchaço significativo em diâmetro, levando ao aumento das ondulações do fio na direção transversal. Isso se traduz em um tecido que pode esticar, ter maior recuperação e não encolher nem enrugar facilmente, mantendo uma aparência lisa mesmo após a lavagem em casa.
Uma alternativa livre de fósseis aos materiais sintéticos convencionais, as fibras TENCEL™ Lyocell, que podem ser usadas em tecidos elásticos, são derivadas de fontes de madeira controladas ou certificadas e feitas a partir de um processo de produção em circuito fechado, que economiza recursos. Além disso, as fibras são identificáveis no produto final e rastreáveis até as suas fontes, garantindo maior responsabilização e transparência na cadeia de abastecimento.
“Nossa inovação técnica revela o potencial inerente das fibras TENCEL™ Lyocell para a produção de tecidos elásticos que se movem em harmonia com o corpo. Isso aumenta o conforto com propriedades fáceis de cuidar, tornando-o ideal para roupas leves”, disse Rex Mok, vice-presidente de marketing técnico e desenvolvimento de fibras da Lenzing. “Estamos empenhados em promover práticas de produção responsáveis por meio de inovações no setor têxtil e temos o prazer de compartilhar este mais recente desenvolvimento inovador com os nossos parceiros industriais de tecidos. Juntos, estamos dando um passo significativo no sentido da redução da utilização de materiais fósseis na cadeia de valor têxtil, garantindo, ao mesmo tempo, o conforto e o desempenho dos materiais.”