Realizado em março, fórum reuniu líderes do setor no Brasil para discutir inovação e sustentabilidade têxtil
O grupo austríaco Lenzing, líder na produção de fibras celulósicas, reuniu as principais empresas do setor têxtil brasileiro em dois eventos para discutir os desafios e oportunidades em torno da inovação, sustentabilidade, circularidade e transparência nas Fibras Celulósicas Feitas pelo Homem (MMCF). Os fóruns, realizados em Blumenau (19/03) e São Paulo (21/03), contaram com a participação de mais de 100 líderes de gigantes do setor como Hering, C&A, Renner, Grupo Soma, Riachuelo, Vicunha, Canatiba Têxtil, entre outras.
Florian Heubrandner, vice-presidente executivo de Negócios Têxteis Globais da Lenzing AG, conduziu o evento que trouxe apresentações e debates relacionados a diferentes tópicos. Em Portfolio de Produtos e Tecnologias e Possibilidades de Uso das Fibras, a empresa compartilhou detalhes do novo conceito de LENZING™️ ECOVERO™️ Black Viscose e LENZING™ ECOVERO™, que traz a tecnologia REFIBRA™️ (contribuição da Lenzing para circularidade), TENCEL™️ Modal com tecnologia Indigo – alternativas para couro com uso das fibras TENCEL™️, além do uso das fibras TENCEL™️ para o segmento de calçados e casa. A ênfase na economia de recursos, redução do consumo de água e energia e a certificação com o Rótulo Ecológico da União Europeia reforçaram o compromisso da Lenzing em promover a sustentabilidade em todas as suas operações.
Na apresentação de Marketing e Branding, foi citada a abordagem do Grupo, que tem foco em sustentabilidade e atributos das fibras, promovendo parcerias estratégicas com marcas de moda e designers para aumentar a conscientização e a demanda por produtos feitos com fibras TENCEL™ e LENZING™ ECOVERO™. A empresa enfatizou a importância da transparência na cadeia de valor, oferecendo o Lenzing e-Branding Service como uma plataforma digital para esse fim. Além disso, foram destacados os eventos educacionais e de imprensa para promover os produtos com fibras sustentáveis e o uso de co-branding, uma estratégia para aumentar a conscientização do consumidor.
Já no debate Sustentabilidade e Inovação foram discutidas as ambições climáticas da Lenzing e seus esforços de inovação. Foi apresentada uma versão pocket do equipamento usado nos laboratórios da Lenzing para fazer a rastreabilidade das fibras. Ressaltou-se o quanto o Grupo é reconhecido por sua estratégia de sustentabilidade, incluindo o uso de madeira e polpa de fontes responsáveis e certificadas e suas ambições de redução de emissões de gases de efeito estufa. Para completar, foi demonstrado como a empresa investe em inovação, pesquisa e desenvolvimento, bem como na criação de fibras de próxima geração e na circularidade.
‘‘O fórum proporciona um encontro valioso para a indústria têxtil brasileira explorar novas soluções. Os participantes saíram com insights preciosos e inspiração para impulsionar suas próprias práticas sustentáveis, o que é essencial, já que a sustentabilidade é uma jornada contínua e cada ação é significativa. Ao trabalharem dessa maneira, as marcas impulsionam mudanças positivas na indústria e inspiram outras empresas a trilharem o mesmo caminho sustentável,” diz Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.