Empresa ainda anuncia Rafael Pavão como diretor financeiro. Executivos chegam para fortalecer cultura de resultados e impulsionar o desenvolvimento do negócio globalmente
A Vicunha, referência global no setor têxtil, anuncia Marco Antônio Branquinho como novo presidente e Rafael Pavão como diretor financeiro. A chegada dos executivos marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento da empresa e impulsiona uma gestão voltada à alta performance.
O novo presidente vem com a missão de potencializar a sinergia entre fatores humanos e tecnológicos com vistas ao crescimento. “Chego animado com as possibilidades de desenvolvimento da Vicunha, tendo como foco a evolução da cultura de resultados. Quero contribuir com a modernização dos processos e com a valorização de uma equipe qualificada, que é responsável pela liderança da empresa no mercado global como referência em qualidade, inovação e sustentabilidade”, afirma Branquinho.
Já Rafael Pavão contribuirá para a gestão financeira eficiente da empresa e apoiará o crescimento sustentável do negócio. Entre suas atribuições está o relacionamento com investidores e instituições financeiras, bem como gestão de riscos e oportunidades. “A Vicunha é uma empresa de alta confiabilidade no mercado e queremos contribuir para mantermos esta solidez com a entrega de resultados consistentes para stakeholders, desde acionistas, passando por clientes, fornecedores e sociedade de forma geral”, afirma Pavão.
“A experiência de Branquinho e Pavão tem total sinergia com a jornada de evolução da Vicunha ao longo dos quase 60 anos de história da empresa”, avalia Ricardo Steinbruch, presidente do conselho de administração da Vicunha. “A chegada de ambos fortalece a confiabilidade do negócio e ajuda a consolidar ainda mais a Vicunha como uma empresa global, referência em mercados como Brasil, América Latina, Europa e Ásia”, afirma Steinbruch.
EXECUTIVOS EXPERIENTES
Marco Antônio Branquinho Junior tem 30 anos de experiência no mercado. Entre 2014 e 2025, foi presidente da Cedro Têxtil, empresa na qual já atuava como executivo desde 2004. De 1996 a 2004, atuou como Consultor de Negócios em organizações como Acesita, Belgo Mineira, Gerdau, Volkswagen, Ambev, Votorantim Metais, Cia Vale do Rio Doce, além de Ministério da Fazenda e Secretarias da Fazenda dos Estados de Mato Grosso e Pernambuco.
É formado em Engenharia Mecânica, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Comércio e Finanças para Economia Têxtil Internacional e é Especialista em Direito Empresarial. Branquinho foi membro da Mobilização Empresarial para Inovação (MEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Também foi vice-presidente do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI), do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais (SIFT-MG) e do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário (ABIT).
Rafael Pavão atuou como diretor de crédito no Banco Sofisa de 2024 a 2025. Antes, esteve por 18 anos no Banco Fibra, onde ocupou posições estratégicas, como diretor comercial (2023 a 2024), diretor de crédito (2018 a 2023), superintendente executivo de concessão e reestruturação de crédito (2017 a 2018), superintendente de concessão de crédito (2012 a 2017) e gerente de crédito (2010 a 2012). Rafael é formado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Usp) e pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Foto: Divulgação