MINAS TREND: MODA QUE MOVE A ECONOMIA

Em sua 33ª edição, evento projeta mais de R$ 27 milhões em negócios e destaca um setor criativo, inovador e com exportações que superam US$ 193 milhões

A 33ª edição do Minas Trend acontece entre os dias 8 e 10 de abril, no BH Shopping, em Belo Horizonte, e promete reforçar a vocação de Minas Gerais como um dos principais polos da moda nacional. Com expectativa de reunir mais de 5 mil visitantes e gerar mais de R$ 27 milhões, o maior salão de negócios de moda da América Latina aposta na força econômica do setor para conectar lojistas, marcas e criativos de todo o país.

Sob o tema “Olhe. Olhe de novo. A moda é um convite para ver o mundo de outro jeito”, o evento traz à tona a potência da indústria criativa mineira com uma programação que une negócios, desfiles kids, palestras, tendências e inovação. A temporada Primavera/Verão 2026 será apresentada por 151 expositores dos segmentos de bolsas e calçados, joias e bijuterias, vestuário feminino, moda masculina, lingerie, moda praia, sleepwear e, como destaque crescente, o segmento infantil, por meio do Minas Trend Kids.

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Minas Trend é uma iniciativa que, ao longo das edições, tem se consolidado como um impulsionador da cadeia produtiva do setor no estado mineiro e no Brasil.

De acordo com o Panorama Setorial da Indústria da Moda em Minas Gerais, em 2024 o setor movimentou uma receita líquida de vendas de R$17,24 bilhões e destacou-se na exportação em mercados importantes como Estados Unidos, Vietnã e China.

“A indústria da moda em Minas Gerais é um dos pilares da nossa economia, com mais de 8 mil empresas gerando mais de 121 mil empregos diretos. Além da força produtiva, o setor se destaca pela criatividade, pela capacidade de exportação — que ultrapassou os 193 milhões de dólares — e pela geração de receita para o estado. Valorizar e realizar a moda mineira é investir no desenvolvimento econômico sustentável, na inovação e na identidade cultural de Minas”, afirma Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.

Segundo Rogério Vasconcellos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios e do Sindivest-MG, o evento tem papel essencial na consolidação do estado como polo estratégico da moda nacional: “O Minas Trend não apenas antecipa tendências e promove a inovação no setor, mas também fortalece a indústria local ao conectar fabricantes, varejistas e designers em um ambiente propício para negócios. Na Câmara, trabalhamos para impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável do setor, e o salão de negócios de moda é uma plataforma essencial nesse processo. Cada edição é uma oportunidade para ampliar a competitividade da indústria mineira da moda.”

Outro dado positivo é o aumento da indústria da moda mineira que cresceu 3%, ficando próxima da média nacional (4%). O varejo de tecidos, vestuário e calçados registrou, em dezembro, crescimento expressivo de 12,4% comparado ao mesmo período de 2023, reforçando a recuperação e o dinamismo econômico do setor. Em arrecadação estadual, a indústria da moda movimentou mais de R$574 milhões em ICMS, refletindo um aumento anual de 2,35%.

MODA INFANTIL GANHA ESPAÇO

No universo da moda, poucos públicos evoluíram tão rapidamente quanto o infantil. Nos corredores do Minas Trend — um dos maiores salões de negócios da moda brasileira — o que começou como um segmento tímido em 2023, hoje ocupa um dos lugares de destaque na 33ª edição do evento.

A edição de estreia contou com 28 marcas. Agora, em sua terceira realização, o espaço dedicado à moda infantil reúne 47 marcas, das quais 44 participam dos desfiles, que impulsionam e fortalecem os negócios do segmento. O avanço é consistente e acompanha o potencial de um mercado que já representa 17% do setor têxtil brasileiro. Segundo Taciana Teodoro, diretora-executiva do projeto, os números refletem um novo momento da moda infantojuvenil.

Com marcas confirmadas como Nike, Luluzinha, Lacoste, Abercrombie Kids, Precoce, Bibe, Petit Cherie e Animê e desfiles exclusivos na temporada, o Minas Trend Kids mostra que crianças não são mais apenas acompanhadas pelos pais nas decisões de compra: elas influenciam, escolhem e movimentam um mercado que cresce a cada ano.

As famílias brasileiras gastam entre R$ 2 mil e R$ 5 mil por ano com moda infantil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. Para Franciely Martins, gerente de projetos de negócios da FIEMG, o crescimento do Minas Trend Kids comprova a relevância comercial do segmento e reforça o papel do evento como elo entre indústria e mercado.

O setor cresce aproximadamente 7% ao ano, chegando a representar 20% das movimentações do segmento moda, além de possuir importantes marcas mineiras, indústrias consolidadas, que reforçam o compromisso de geração de empregos no estado. A FIEMG, como representante da indústria de Minas Gerais, apoia e incentiva a participação desse e de outros setores no Minas Trend para impulsionar o crescimento da economia local e brasileira”, afirma.

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas, e apoio da Rede Minas, Rádio Inconfidência, Jornal Estado de Minas e Una.

SERVIÇO

33ª edição do Minas Trend

Data: De 8 a 10 de abril de 2025
Local: BH Shopping – BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – MG