Você está aqui
Home > sustentabilidade > MUSAS COLETIVO DE MODA CRIA BOLSAS EM UPCYCLING COM MATERIAIS REAPROVEITADOS DA ZERO DENIM

MUSAS COLETIVO DE MODA CRIA BOLSAS EM UPCYCLING COM MATERIAIS REAPROVEITADOS DA ZERO DENIM

O projeto é uma colaboração entre Denim Zero e Proposta Verde, que promove a educação para a sustentabilidade

O Musas Coletivo de Moda, uma parceria entre Denim Zero e Proposta Verde premiada pela FAPESC, lança coleção de bolsas que une moda e sustentabilidade. As peças foram produzidas manualmente por mulheres artesãs, do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com upcycling de jeans. São cinco modelos disponíveis: shoulder bag, bucket bag, tote bag, maxi clutch e baguete.

As bolsas levam nomes de mulheres que são referência em sustentabilidade: ativista Dorothy Stang, bióloga brasileira Beatrice Padovani, designer Stella McCartney, bióloga norte-americana Rachel Carson e idealizadora do projeto Musas Coletivo de Moda, a Ana Suelen Pisetta.

Para confecção das bolsas, foram utilizadas sobras do processo de produção industrial da Denim Zero, em Santa Catarina. Foram reaproveitados materiais como pontas de rolo e passantes, além de aviamentos que estavam parados no almoxarifado, como ponteiras, manta de fibra e lacres. 

“As bolsas são atemporais e versáteis e representam o compromisso da Folini Têxtil, detentora da marca Denim Zero, com a agenda ESG. Buscamos qualificar a mão de obra feminina e oferecer oportunidade de trabalho para essas mulheres, ao mesmo tempo que promovemos o consumo sustentável”, Iuri Cristofolini, sócio-diretor da Folini.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Suelen Pisetta, “o Musas visa construir uma rede de artesãs femininas, valorizando seus saberes e otimizando recursos locais, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

Para o ecodesigner João Dolzan Júnior, “não se trata apenas de projetar de forma sustentável, mas de adotar práticas cotidianas que reorientem os sistemas de produção e consumo”, afirma Dolzan, destacando a importância de alinhar ações e comportamentos com os valores sustentáveis.

SOBRE O MUSAS COLETIVO DE MODA

O Musas Coletivo de Moda foi criado entre julho e outubro de 2024, de uma parceria entre Denim Zero e Proposta Verde, com o objetivo solucionar dois problemas presentes no Alto Vale do Itajaí: o grande volume de descarte de resíduos têxteis industriais e o desemprego e informalidade do trabalho feminino.

O projeto foi premiado em abril de 2024 por meio do Edital de Inovação do Programa Nascer. promovido pela FAPESC (Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) e SEBRAE-SC. O coletivo envolveu aproximadamente 12 pessoas, dentre elas 2 artesãs, que dão início à construção da rede, e prevê a confecção de até 400 bolsas.  

NOMES DOS MODELOS DE BOLSAS DA COLEÇÃO

Paula – Shoulder Bag Dorothy 

Shoulder Bag Dorothy foi inspirada na ativista Dorothy Stang e criada para homenagear essa mulher que dedicou sua vida à proteção da Amazônia e das pessoas que dela dependem. Ela carrega o espírito de luta por um futuro mais sustentável e justo, assim como Dorothy sempre acreditou. Usar essa bolsa é carregar um símbolo de resistência, respeito e amor pelo meio ambiente. 

Maria Julia – Maxi Clutch Beatrice 

A Maxi Clutch Beatrice, foi inspirada no trabalho da bióloga brasileira Beatrice Padovani, uma carreira focada na conservação marinha. Ela é pioneira no estudo da biologia da conservação no Brasil, especialmente na proteção de espécies marinhas ameaçadas, como os recifes de corais. Seu trabalho une a ciência e o conhecimento tradicional das comunidades pesqueiras, promovendo um modelo de conservação colaborativo que respeita a cultura e os saberes locais. 

Bárbara – Bolsa Baguete Stella 

A Bolsa Baguete Stella homenageia a designer Stella McCartney. Suas criações são pioneiras em mostrar que é possível produzir peças únicas, com design diferenciado, sem comprometer o meio ambiente. Ao usar essa bolsa você carrega também o espírito de inovação e consciência que Stella McCartney defende. 

Giulia – Tote Bag Rachel 

A Tote Bag Rachel é uma homenagem à bióloga norte-americana Rachel Carson que revolucionou a forma como enxergamos a natureza e nossa responsabilidade com o planeta. Feita de materiais sustentáveis e com design consciente, essa bolsa leva até 8 horas para ser confeccionada. Ao usar essa peça, você leva também uma mensagem de proteção e cuidado com o mundo ao nosso redor. 

Yara – Bucket Bag Ana Su 

A Bucket Bag Ana Su carrega o nome da idealizadora do projeto Musas Coletivo de Moda: Ana Suelen Pisetta. Ela se dedica a projetos que unem moda e sustentabilidade, promovendo uma mudança real nas comunidades, capacitando mulheres para produzir moda a partir de resíduos têxteis, gerando renda e promovendo inclusão. A bolsa que leva seu nome simboliza essa jornada de empoderamento feminino e inovação social. Cada detalhe dessa peça carrega a força de quem acredita que a moda pode, sim, transformar o mundo – uma peça de cada vez. 

As bolsas já estão disponíveis para compra no site www.propostaverde.com.br.

Deixe um comentário

Top