Produzida com fibras que geram pelo menos 50% menos emissões de carbono e consumo de água, a linha “Autobiografia” convida a explorar e refletir sobre as memórias emocionais com sofisticação e inovação
Entre os passos sutis da dança do tempo, talvez o mais precioso seja aquele que nos deixa lembranças — memórias que moldam quem somos e o que carregamos. Na moda, não é diferente: cada peça traz em sua essência fragmentos de vida, como uma autobiografia sensível tecida em linhas e tecidos, marcada por histórias e emoções. Com esse olhar poético sobre o vestir, a Neriage apresenta Autobiografia — uma coleção que valoriza a sustentabilidade e o afeto em cada detalhe. As criações foram desenvolvidas com fibras TENCEL™, marca líder em soluções têxteis de origem botânica do Grupo Lenzing, em parceria com a fiação brasileira Textil Carmem, dando forma a peças que unem memória, propósito e beleza.
Baseada no livro Autobiografia do Vermelho, de Anne Carson, a collab destaca a cor vermelha como símbolo da fragilidade da existência e da potência dos sentimentos. Com itens que ressaltam a alfaiataria fluída e unem o requinte minimalista, a coleção visa promover o consumo consciente e proporcionar uma qualidade sensorial superior.
“Desenvolver esta coleção ao lado do Grupo Lenzing foi profundamente transformador e alinhado aos pilares da Neriage: estética refinada, consciência ambiental e inovação”, afirma Lydia Bassi, head de marketing e e-commerce da marca. Segundo ela, sob a direção criativa de Rafaella Caniello, a parceria explorou a versatilidade das fibras TENCEL™, com cada etapa do processo pensada com intenção, unindo criatividade, responsabilidade e respeito à natureza.


Fotos: Divulgação / Neriage
Além de homenagear o amor e as marcas do tempo, “Autobiografia” promove a relevância de investir em opções criativas, resistentes e responsáveis com o meio ambiente. As fibras TENCEL™, que possuem a certificação EU Ecolabel de excelência ambiental, são naturalmente macias, suaves ao toque, além de serem biodegradáveis e compostáveis. “Toda coleção nasce de uma história e de um propósito. Desde o primeiro gesto criativo, cada escolha é feita com intenção. É essa intenção que transforma projetos em narrativas memoráveis e faz da sustentabilidade um pilar essencial para impulsionar mudanças concretas no setor. Na moda, criar vai além de vestir — é promover conforto, segurança e estimular um consumo mais consciente e responsável. Um dos grandes diferenciais das fibras TENCEL™ é a tecnologia de rastreamento, que permite sua identificação e garante total transparência, rastreabilidade e segurança ao consumidor final”, destaca Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento de Negócios Têxteis na América do Sul do Grupo Lenzing.
“A Textil Carmem tem orgulho de estar neste capítulo. Nós atuamos diretamente na produção dos fios. Recebemos a matéria prima e transformamos as fibras certificadas TENCEL™ Liocel em fios de alta tecnologia. É gratificante saber que o esforço diário ganha vida numa coleção tão autêntica e cheia de significado quanto a “Autobiografia”, da Neriage. Ver nossos fios se tornarem parte de uma narrativa tão potente, reforça aquilo em que acreditamos: moda é também responsabilidade, memória e emoção. Que essa parceria continue criando histórias que inspiram e transformem”, ressalta Maria Eduarda Martins, marketing da Textil Carmem.