A inovadora enviro-tech Samsara Eco e a NILIT, líder mundial na produção de náilon 6.6 para vestuário, anunciaram planos para explorar o investimento e a construção de uma unidade de produção de polímero reciclado de náilon 6.6 têxtil-para-têxtil no sul do Leste Asiático, a fim de ajudar a fechar o ciclo desta fibra
Aproximadamente 4 milhões de toneladas de náilon 6.6 são criadas todos os anos, pois é uma das fibras mais utilizadas nas indústrias de vestuário e moda. No entanto, é notoriamente difícil de reciclar e quando misturada com outras fibras, como o elastano, o desafio aumenta. Juntas, a enviro-tech australiana Samsara Eco e NILIT estão abordando esta questão de frente e anunciaram a construção de uma instalação de reciclagem ‘têxtil-para-têxtil’ de náilon 6.6, a primeira no mundo.
Com o objetivo de estar em funcionamento no final de 2026, a instalação prevista será a única capaz de reciclar resíduos têxteis, produzindo polímeros de náilon 6.6 reciclados de alta qualidade, para marcas e fabricantes têxteis utilizarem perfeitamente nas suas cadeias de abastecimento existentes para criar novos tecidos têxteis, infinitamente.
“Nossa visão é proporcionar reparação climática por meio da reciclagem infinita. Uma das maneiras de conseguirmos isso é criando o primeiro caminho circular para o náilon 6.6. Roupas descartadas feitas desta fibra, como roupas esportivas e até mesmo produtos de interiores de automóveis, normalmente acabam em aterros ou são incineradas no final da vida, o que traz consequências terríveis para o nosso planeta”, disse Paul Riley, CEO e fundador da Samsara Eco.
Sarah Cook, diretora comercial e de Operações da Samsara Eco também comentou sobre o acordo: “Ao trabalhar com a NILIT, podemos reverter essa tendência e dar uma nova vida ao vestuário. O acordo MoU é um passo importante para ajudar as marcas e o mundo a promover a circularidade do náilon 6.6 e reduzir o desperdício de plástico. Estamos orgulhosos de explorar uma instalação-piloto de reciclagem com a NILIT, estabelecendo um precedente do que é possível para futuros parceiros em todo o mundo.”
“A parceria da NILIT com a Samsara Eco é um passo crítico na nossa estratégia multifacetada para fornecer ao mercado de vestuário produtos premium de náilon 6.6 que tenham menor impacto ambiental”, explicou Ilan Melamed, gerente-geral da NILIT. “A implementação de soluções de reciclagem de têxteis em têxteis diminuirá substancialmente as emissões globais de carbono e reduzirá os 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis adicionados anualmente aos aterros. Juntas, NILIT e Samsara Eco têm o potencial de produzir náilon 6.6 infinitamente reciclado que oferece excelente qualidade e desempenho de tecido, ao mesmo tempo que beneficia o planeta.”
TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA
EosEco™ é a primeira tecnologia do mundo a reciclar infinitamente o náilon 6.6, combinando biofísica, química, biologia e ciência da computação (como IA) para criar uma família de enzimas comedoras de plástico. As enzimas decompõem os resíduos plásticos, incluindo os têxteis feitos de náilon 6.6, em matérias-primas, que são então perfeitamente integradas aos processos de fabricação existentes para criar um ciclo verdadeiramente fechado. EosEco™ pode reciclar uma ampla variedade de matérias-primas, incluindo têxteis coloridos e misturados, como náilon 6.6 com elastano. EosEco™, juntamente com a polimerização, fiação e tecnologia exclusivas da NILIT, serão capazes de criar fios de náilon 6.6 reciclados premium para consumo global.