Inovação para moda fitness desenvolvida pela Confecções T.Christina e Agustina Comas será um dos destaques no Brazil: Creating Fashion for Tomorrow (BCFT), evento que abre a London Fashion Week, de 13 a 17 de setembro
Tecido feito a partir de sobras têxteis da indústria da moda esportiva, o ORICLA ELÁSTICO está entre as inovações apresentadas na segunda edição do evento Brazil: Creating Fashion for Tomorrow (BCFT), que acontece de 13 a 17 de setembro na Embaixada do Brasil em Londres, durante a London Fashion Week. As curadoras da mostra – Camila Villas, Lilian Pacce e Marilia Biasi -, destacam criações brasileiras pautadas na responsabilidade socioambiental. Este ano, com o título “A Chain of Women” (Uma Corrente de Mulheres), a exposição é dedicada ao papel central das mulheres na indústria da moda, apresentando uma seleção de marcas e iniciativas lideradas por mulheres brasileiras.
“O convite para a exposição é como um reconhecimento ao nosso movimento por uma transição justa e urgente na moda, que exige esforços além dos financeiros, como insistência e fé de que é possível criar, mesmo em tempos difíceis, formas mais éticas de produzir e de consumir a moda. De um incômodo grande, surgiu uma história pioneira gratificante, que abriu portas para outras melhorias na nossa confecção, trouxe a noção de que temos muito “dever de casa” e de que é melhor apostarmos em parcerias e troca de expertise para irmos mais longe”, declara Claudia Cicolo, diretora-executiva da Confecções T.Christina.
O ORICLA ELÁSTICO é o resultado de um projeto de redução de resíduos têxteis e uma parceria entre a Confecções T.Christina, uma das maiores fabricantes de moda fitness do país, e Agustina Comas, designer têxtil especialista em upcycling industrial. Em collab com a marca recém-criada A.C.T., o ORICLA ELÁSTICO estará exposto em peças como top, bermuda e hot pant.
A partir das técnicas do upcycling e da força de trabalho de costureiras, o ORICLA ELÁSTICO representa uma alternativa de impacto positivo para o setor do activewear. Ao transformar o que seria resíduo da confecção convencional de roupas em larga escala, a inovação traz vida e valor para materiais sintéticos, mantendo-os no mercado, capacitando pessoas, e mitigando um dos maiores problemas ambientais da moda, que é o excesso de resíduos.
“A A.C.T. viu instantaneamente o valor do ORCILA ELÁSTICO e veio como mais um parceiro acreditando completamente nessa inovação. Muito interessante mostrar o ORICLA ELÁSTICO em peças feitas para a prática de esportes, mas que têm toda uma carga de design e um forte olhar de moda, característico da A.C.T, marca que acaba de chegar ao mercado já trazendo tanta identidade e discurso. Além disso, a oportunidade de conectar nosso projeto com outras marcas reforça o sentido do trabalho que, para alcançar de fato impacto positivo, precisa de mais e mais pares investindo na ideia e, principalmente, valorizando as práticas de circularidade na cadeia produtiva”, diz Agustina, que participará do painel “New Ways to Add Value: Recycle and Repurpose” (Novas Formas de Agregar Valor: Reciclar e Reutilizar), com Audrei Russo, CBO do Grupo Malwee, e com a pesquisadora da Royal College of Art, Bruna Petreca.
Além da Confecções T.Christina, participam da área de inovações: Banco de Tecidos, Ecotece + Bela Brand, Newsew 3D, Amadeu e Thais Cipolletta.
Já na área de designers, participam: Catarina Mina, Cura Acessórios, Demodê, Farm Rio, Flavia Aranha, Irá Salles, Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Malwee, Marina Bitu, Nalimo, Nannacay, Neriage, PatBo, Paula Ferber, Renata Brenha, Silvia Furmanovich, Tereza Xavier, Vicenta Perrotta, Vix, WTNB.