CITEVE apresenta inovações em materiais biobased, sustentabilidade e passaporte digital de produtos numa experiência imersiva com desfile de moda
A bioetecnologia aplicada ao setor têxtil e de moda será destaque internacional no Febratex Summit 2025, que acontece de 19 a 21 de agosto no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). No dia 20, o público poderá acompanhar uma knowledge walk, com curadoria do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), que apresentará os mais recentes avanços em sustentabilidade e circularidade no universo têxtil europeu.
Com uma proposta que une o compartilhamento de conhecimento técnico e um desfile inédito de moda, a pesquisadora Luani Costa será a porta-voz dessa experiência imersiva. Serão apresentados cerca de dez looks que exemplificam as transformações em curso na indústria portuguesa, abordando temas como materiais de base biológica, processos sustentáveis, reciclagem avançada, ecodesign, digitalização e o inovador passaporte digital de produto – uma tecnologia que reúne, em formato digital, todas as informações sobre a origem, composição, impacto ambiental e ciclo de vida de uma peça de vestuário, promovendo transparência e rastreabilidade em toda a cadeia têxtil.
“A apresentação de cerca de dez looks servirá para contextualizar as inovações e as transformações em curso no CITEVE e na indústria têxtil e de moda em Portugal”, explica Luani. “A ideia é que essa experiência ajude o público a visualizar como a bioeconomia já está transformando o setor têxtil e por que esse caminho não tem mais volta.”
O CITEVE é uma das instituições líderes em pesquisa e desenvolvimento do setor têxtil europeu, com mais de 30 anos de atuação. Nos últimos anos, vem coordenando importantes projetos de inovação focados na bioeconomia, consolidando conhecimento técnico e impulsionando avanços significativos em biomateriais, economia circular, sustentabilidade e digitalização.
A parceria entre o Febratex Summit e o CITEVE não é inédita, as duas instituições colaboram desde 2019. Em 2023, o Summit já havia recebido uma exposição com foco no têxtil português. Neste ano, a novidade é o desfile de moda, que amplia a experiência imersiva e traz ainda mais proximidade com o público.
“O Febratex Summit acredita na força das conexões internacionais como alavanca para o crescimento industrial. Ao aproximar empresas, centros de pesquisa e soluções de Brasil e Portugal, criamos um terreno fértil para que novas oportunidades de negócio nasçam, se desenvolvam e gerem impacto real para a cadeia têxtil”, destaca Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group.
A participação portuguesa integra a programação oficial do Febratex Summit 2025, evento que reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater os principais desafios e tendências que moldam a indústria têxtil no mundo. A iniciativa reforça a importância do intercâmbio global de conhecimento para gerar conexões e oportunidades de negócios.