Você está aqui
Home > têxtil > POLÍTICA AMBIENTAL DA INCOFIOS TEM BASE NO PRIMEIRO BLOCKCHAIN DA INDÚSTRIA TÊXTIL BRASILEIRA

POLÍTICA AMBIENTAL DA INCOFIOS TEM BASE NO PRIMEIRO BLOCKCHAIN DA INDÚSTRIA TÊXTIL BRASILEIRA

A empresa integra o SouABR, programa de rastreabilidade da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que garante responsabilidade e transparência ao consumidor

A sustentabilidade está no DNA da empresa catarinense Incofios, do Grupo Rovitex, que há mais de 20 anos investe em ações que promovem a preservação dos recursos ambientais. Este ano, a empresa que já contava com a certificação socioambiental ABR (Algodão Brasileiro Responsável), como uma iniciativa da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, terá no algodão certificado a base para o Brasil ter a cadeia têxtil rastreada pela tecnologia blockchain, desde a semente no campo até a roupa vendida no varejo.

“A sustentabilidade não está certificada no produto final, e sim, em todo o processo que o produto passou até chegar no consumidor. E para garantir essa transparência, as roupas devem conter uma tag com QR Code, onde o consumidor, ao fazer a leitura pelo celular, pode ter acesso a todo o processo, desde a fazendo que plantou, a fiação que o transformou em fio, a malharia que o desenvolveu, quem cortou, entre outros, até chegar ao varejo”, enfatiza Fernando Conti, gerente comercial da Incofios. 

O sistema blockchain conta com a maior segurança cibernética ao criar trilhas de auditorias imutáveis, com transparência e compartilhamento seguro de informações.

TECNOLOGIA VEM SOMAR ÀS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DA TECELAGEM

Ter o processo rastreado por blockchain, só reafirma o compromisso da Incofios em buscar continuamente melhorias nos processos para aliar de forma amigável negócios, tecnologia e meio ambiente.

Na divulgação do relatório de 2021, a empresa apresentou números expressivos. Foram gerados quase dois milhões de resíduos com a produção de fios de algodão. Desses, 98,43% foram reciclados e apenas 1,57% destinado a aterro sanitário. 

“Acreditamos que para ter um negócio promissor precisamos alinhar nossos processos com a sustentabilidade. Para isso, engajamos funcionários e investimos em ações como a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) industrial, onde toda a água utilizada nas instalações da fábrica é retirada do rio através de uma estação de captação, implantação de horta para levar a mesa dos colaboradores alimentos orgânicos cultivados dentro do parque. E, recentemente, trocamos mais de 1.200 lâmpadas na fábrica catarinense por iluminação em led, reduzindo 50% o consumo de energia com iluminação”, destaca o CEO da Incofios, Vitor Luiz Rambo Junior.

Além dos investimentos, a empresa é parceira de iniciativas como o programa BCI (Better Cotton Initiative) e possui o selo verde da Eureciclo, que informa que para cada embalagem comercializada, outra igual é reciclada.

Foto: Divulgação / Incofios

Deixe um comentário

Top