Descubra as informações obrigatórias que devem constar nas etiquetas, e por que você não deve eliminá-las
A etiqueta da roupa é um manual de instruções e, por isso, ela é extremamente importante para transmitir informações não só sobre conservação e durabilidade da peça, mas também sobre a origem de fabricação. Mas por que elas são tão importantes?
Para além de informações sobre composição e cuidados com a peça, a etiqueta irá fornecer todos os dados necessários sobre a origem daquele produto. São seis informações obrigatórias na etiquetagem do Brasil: identificação (nome) da empresa responsável, identificação fiscal (CNPJ) da empresa, país de origem de fabricação, tamanho e composição da peça, e cuidados para conservação e limpeza em símbolos ou texto.
Karine Liotino, fundadora da Etiqueta Certa – plataforma de conformidade regulatória de etiquetas para produtos têxteis – explica que o processo de fabricação de etiquetas cumpre várias etapas e requisitos, bem como normas e exigências impostas por instituições. “A regulamentação de etiquetagem no Brasil é feita pelo Inmetro, que indica que é obrigatório utilizar a norma 3758 sobre símbolos e conservação têxtil da ABNT”, explica.
TAMANHO DA ETIQUETA
Liotino esclarece que peças com etiquetas grandes e com diversas páginas são aquelas de marcas internacionalizadas e globais. “Cada país tem a sua respectiva regulamentação de etiquetagem, então, para que o produto seja comercializado em diversos países, a etiqueta precisa estar em conformidade com as regulamentações de todas essas nações.”
Além disso, ela explica que, às vezes, durante o processo de produção, as marcas não sabem qual produto vai para qual país, então eles fazem uma etiqueta global que tenha ali todos os idiomas e regulamentações de cada território para o qual aquela empresa comercializa seus produtos. “Se uma marca comercializa para os Estados Unidos, para a França e para o Brasil, ela terá etiquetas com as regras em inglês, francês e português. Isso deixa o produto apto a ser comercializado em qualquer um desses territórios, e por isso algumas peças vêm com diversas etiquetas.”
A RELAÇÃO DA ETIQUETA COM O CONSUMO RESPONSÁVEL
A etiqueta é o manual de uso da peça. Ao comprá-la, o consumidor passa a ter informações sobre a matéria-prima do produto – o que é importante em relação a possíveis alergias e gostos pessoais -, tamanho, símbolos sobre a conservação, e também como o produto deve ser tratado durante o uso, lavagem e secagem. Quanto mais o consumidor seguir aquelas indicações, maior a durabilidade do produto. Com produtos mais duráveis, as pessoas podem comprar menos, e isso está diretamente atrelado ao conceito do consumo consciente e da sustentabilidade.
“Na etiqueta também é possível ver a origem de fabricação, algo que protege o país e o consumidor. Tem também as informações relacionadas a empresa que é responsável por aquele produto, seja a marca ou o produtor. Qualquer problema que o consumidor tenha com a peça e haja a necessidade de fazer uma reclamação ou pedido, é possível saber com quem ele deve falar com o CNPJ contido na etiqueta”, reitera Karine.
IMPACTOS NEGATIVOS AO REMOVER A ETIQUETA DA ROUPA
Para as marcas, a eliminação da etiqueta das peças produzidas é proibida. A etiqueta é um item obrigatório e fiscalizado, e as informações devem estar em uma etiqueta, estampa ou QR Code. Já para o consumidor, é negativo porque ele acaba por ficar sem as informações relacionadas à preservação e cuidado do produto, e também sem as informações sobre os responsáveis pela produção da peça – o que pode ser prejudicial, caso ele precise entrar em contato com o produtor ou a marca na hora de resolver algum problema, como defeito ou troca. “Pode acontecer também de lavanderias se recusarem a lavar produtos que não contenham a etiqueta original”, acrescenta Karine.
A etiquetagem correta não só garante a durabilidade e a preservação do produto para o consumidor, mas também facilita a solução de problemas e assegura que a sua produção esteja de acordo com as normas do país.
Foto: Guerric de Ternay / Unsplash