PROJETO (RE) ESTAMPA ENCERRA 2a EDIÇÃO COM DESFILE NO FOCUS FASHION SUMMIT 2025

Iniciativa desenvolvida em parceria pelo Instituto Focus Têxtil, Brother Brasil, Istituto Europeo di Design (IED) e FuturePrint reforça a moda como plataforma de inovação e empreendedorismo

A segunda edição do projeto (RE) Estampa será encerrada com um desfile exclusivo durante o Focus Fashion Summit 2025, que acontece de 5 a 7 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A iniciativa, promovida pelo Instituto Focus Têxtil, em parceria com a Brother Brasil, o Istituto Europeo di Design (IED) e a FuturePrint, reúne sustentabilidade, inovação tecnológica e empreendedorismo criativo para impulsionar transformações reais na indústria da moda.

O projeto capacitou cerca de 20 participantes – entre estudantes de moda e profissionais do setor têxtil – em técnicas como estamparia digital, costura, bordado e corte eletrônico, utilizando equipamentos da Brother Brasil. Durante três meses, eles passaram por aulas teóricas e práticas e, a partir de resíduos têxteis excedentes da indústria, criaram coleções autorais com base no conceito de upcycling – uma abordagem que ressignifica materiais antes descartados e os transforma em peças únicas, com alto valor agregado.

O desfile de encerramento, que ocorre dia 6, a partir das 17 horas, e integra a programação oficial do Focus Summit, será uma vitrine das criações e um espaço estratégico para visibilidade, networking e novas conexões com o mercado. Para muitos dos participantes, o projeto representa o primeiro passo rumo ao empreendedorismo no setor da moda, com a oportunidade de apresentar suas marcas e visões ao ecossistema têxtil brasileiro.

“O que vemos no (RE) Estampa é muito mais do que um exercício criativo. É um projeto com forte impacto social, que estimula uma nova geração de empreendedores conscientes e preparados para atuar de forma estratégica no mercado. As soluções da Brother, como os equipamentos DTG, as bordadeiras e a linha ScanNcut, voltada ao corte de diversos tipos de materiais, não apenas otimizam tempo e reduzem desperdícios, como também agregam valor ao processo e ampliam a percepção do que é possível construir na moda com propósito”, destaca Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother Brasil.

Ao longo das duas edições, o projeto já promoveu o reaproveitamento de mais de 1,4 tonelada de resíduos têxteis, conectando educação, tecnologia e impacto ambiental positivo. Com curadoria e mentoria de nomes como Walter Rodrigues, Lucius Vilar e Rita Comparato, o projeto (RE) Estampa também reforça o protagonismo do design autoral brasileiro e a importância de fomentar o empreendedorismo desde a formação profissional.

“O desfile de encerramento é um marco que consolida a proposta do projeto: formar agentes de transformação na moda, com consciência crítica, domínio técnico e capacidade de inovar em todas as etapas da cadeia produtiva. Em um setor cada vez mais dinâmico e exigente, essa é uma das chaves para o crescimento sustentável – tanto de novos negócios quanto da indústria como um todo”, reforça Paulo.