Você está aqui
Home > Comércio Exterior > MARCAS BRASILEIRAS DESFILAM EM EVENTO DE MODA SUSTENTÁVEL EM MILÃO

MARCAS BRASILEIRAS DESFILAM EM EVENTO DE MODA SUSTENTÁVEL EM MILÃO

3a edição do “Beyond the Claim” destaca coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo nesta temporada da Semana de Moda de Milão; Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares estão entre as marcas brasileiras selecionadas

Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, o Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, será o palco do evento de moda sustentável “Beyond the Claim“, 3ª edição, onde quatro marcas brasileiras desfilam e destacam suas coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo nesta temporada da Semana de Moda de Milão.  A organização da terceira edição do evento para a moda sustentável é da World Sustainability Organization & Fundation e a certificadora Friend Of The Earth, com parceria e apoio na realização e articulação das marcas brasileiras do Brasil Eco Fashion. As marcas participantes do evento são Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares.

Estas marcas receberam apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), mantido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consolidando a presença do Brasil neste evento de moda sustentável no exterior.  O desfile das marcas brasileiras também contará com o apoio institucional do Consulado Geral do Brasil em Milão e da Abrimos (Associação Brasileira para Moda Sustentável).

A plataforma de moda Brasil Eco Fashion fez a curadoria das marcas reafirmando seu compromisso construído ao longo de oito anos promovendo a moda consciente do Brasil inserindo pequenas marcas e empresas no mercado nacional e internacional. De acordo com a Cognitive Market Research, o mercado global de moda sustentável tem um tamanho estimado de US$ 7,91 bilhões e deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 23,5% entre 2024 e 2031.

MULHERES EMPREENDEDORAS LIDERAM AS MARCAS SELECIONADAS PARA O DESFILE EM MILÃO

As marcas Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares ressaltam o compromisso com a sustentabilidade e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam o trabalho artesanal e geram impacto social positivo. Todas lideradas por mulheres empreendedoras que representam a força do segmento no Brasil. De acordo o Sebrae Nacional, mais de 65% das micro e pequenas empresas no setor têxtil e de confecção são lideradas por mulheres, reforçando a relevância e o impacto social deste empreendedorismo na cadeia produtiva de moda sustentável.

Rafael Morais, diretor-executivo da Brasil Eco Fashion, explica: “As marcas escolhidas estão integradas ao nosso ecossistema e buscam ampliar mercados internacionais. Elas representam a criatividade da moda brasileira, trazendo um apelo cultural único, como a coleção ‘Marajoara’ inspirada no grafismo dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó e a ‘Calunga’, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do Carnaval. Queremos destacar a força criativa e o impacto positivo que essas marcas geram, promovendo uma moda que também é culturalmente rica.”

Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit, ressalta: “O Brasil, celeiro da biodiversidade, traz para a passarela italiana marcas com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Essa participação durante a Semana de Moda de Milão é muito relevante para mostrar ao mundo o que o nosso país tem de melhor a oferecer em termos de design, criatividade e respeito ao meio ambiente.”

VAL VALADARES: CULTURA AMAZÔNICA COM GRAFISMO MARAJOARA

Val Valadares exalta a cultura amazônica através de criações de vestidos de festa, sempre respeitando o conceito de slow fashion. Na passarela em Milão, apresenta a coleção Val Valadares & Cápsula Marajoara, inspirada no grafismo marajoara dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó há 12 mil anos, projeto realizado pelo Sebrae Pará envolvendo mais de 10 empresas da cidade de Belém e do estado do Pará, como parte dos projetos locais em preparação para COP 30 Brasil, a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, evento anual organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas peças mesclam ancestralidade e contemporaneidade e homenageiam o trabalho de gerações de mulheres marajoaras que, por meio da moda, contam suas histórias e preservam seu legado. A coleção também presta tributo ao padre Giovanni Gallo, um italiano que dedicou 30 anos de sua vida à valorização do povo marajoara. 

Estilista autodidata de origem quilombola, Val Valadares vem transformando o seu conhecimento em renda, e planeja transformar seu ateliê em uma escola de moda para inspirar outras mulheres a seguir seus passos.

NATURAL COTTON COLOR: ALGODÃO ORGÂNICO DA AGRICULTURA FAMILIAR

A marca utiliza algodão orgânico que já nasce colorido, eliminando tingimentos e economizando até 87,5% de água. O algodão é cultivado pela agricultura familiar e comunidade quilombola, com contratos de compra garantida. A marca envolve mulheres rurais na produção artesanal, criando uma cadeia justa e sustentável.

Em Milão, a coleção Calunga, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do carnaval da Paraíba e de Pernambuco, desfila com calçados Pacoa e bolsas Makano, reforçando parcerias costuradas pela moda sustentável do Brasil. A coleção criada por Francisca Vieira, CEO da empresa, com o estilista Leo Mendonça e direção criativa de Elis Janoville, apresenta tecidos inovadores como o denim desenvolvido com o Senai, o jacquard em dois tons do algodão colorido feito pela  Ecosimple e malhas com seda da Casulo Feliz e da Bratac.

Francisca Vieira, fundadora da marca, é uma visionária que enxergou no algodão colorido da Paraíba uma oportunidade de resgatar a produção local. Com formação em Psicologia Industrial e Engenharia de Produção, ela lidera a expansão do algodão orgânico por meio da moda, ajudando a colocar a Paraíba de volta ao mapa da produção mundial.

LAS GRINGAS: MODA COM TECIDOS BIODEGRADÁVEIS

A marca Las Gringas, fundada pela paulistana Annete Lima, produz roupas para pessoas apaixonadas por moda e preocupadas com as gerações futuras. Especializada em modelagem industrial e design de moda, a estilista apresenta criações com tecidos sustentáveis e biodegradáveis, como o Amni Soul Eco®, fabricado pela Santaconstancia Tecelagem, e são livres de tóxicos prejudiciais à pele, reconhecidos pela certificação internacional Oeko-Tex®. Além disso, a marca destina parte das vendas a ONGs que cuidam do meio ambiente, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.

A coleção Las Gringas em Milão deve apresentar paleta solar, que captura a magia efêmera dos tons do pôr do sol. Cada peça é uma interpretação poética desses matizes, refletindo a luminosidade e o calor da luz do entardecer, em tons perfeitos para quem deseja irradiar energia e se tornar mais solar.

CAMILA MACHADO: VESTIDOS DE FESTA COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Camila Machado é uma artista têxtil que combina sua formação em Relações Internacionais, Fotografia, História da Arte e Antropologia, com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis. 

A marca atua no mercado de noivas, no segmento mini wedding, que tem como característica cerimônias mais intimistas e criativas. Para criar vestidos de noiva e de festas, além de sapatos, utiliza técnicas artesanais, como moulage, impressão botânica e tingimento natural. Além disso, promove a circularidade ao oferecer alternativas como aluguel de vestidos. 

A coleção a ser apresentada em Milão surgiu do projeto ALMAzônia, uma expedição ao sul da Amazônia para conscientizar clientes, artistas e estudantes sobre as questões ambientais e promover reflexão sobre o impacto das nossas escolhas no planeta. Desde então, a região virou fonte de estudo sobre plantas tintórias. 

Deixe um comentário

Top