RHODIA ALCANÇA MARCO HISTÓRICO DE RESILIÊNCIA HÍDRICA COM TECNOLOGIA DE REÚSO DA VEOLIA EM SANTO ANDRÉ (SP)

A taxa de reutilização de água de 94% garante as operações na região de Santo André, propensa à estiagem, economizando anualmente o equivalente a 133 piscinas olímpicas de água potável

A Rhodia, do Grupo Solvay, e a Veolia anunciaram uma conquista inovadora em resiliência hídrica. A fábrica de Santo André, na Grande São Paulo, agora reutiliza 94% da água que consome, economizando o equivalente a 133 piscinas olímpicas de água potável por ano. Essa conquista aborda diretamente o grave risco de seca na região de São Paulo, reduzindo efetivamente os impactos nas operações da fábrica e levando-a a uma independência hídrica quase total.
A parceria aproveitou a experiência da Veolia em tecnologias hídricas para transformar a estação de tratamento de águas residuais existente em um sistema de recuperação de alta qualidade. Em vez de construir uma nova instalação, a Veolia integrou sua avançada tecnologia de membrana ZeeWeed™MBR à instalação atual. Essa atualização inteligente criou um sistema de ciclo fechado, convertendo continuamente efluentes em água de alta qualidade para os processos industriais da fábrica.

Essa conquista é o resultado direto de anos de investimentos estratégicos e melhorias contínuas nos processos da Solvay. A parceria de sucesso com a Veolia, que já opera há mais de um ano sob um contrato de 10 anos, estabelece um padrão confiável de como a indústria pode garantir seu futuro por meio do gerenciamento responsável da água. A Veolia também adotou uma abordagem sustentável ao reaproveitar os equipamentos existentes na planta, evitando a necessidade de novos recursos e reforçando seu compromisso com a economia circular.

“O projeto em parceria com a Veolia contribuiu para que o site de Santo André atingisse o marco de 94% de reúso de água, um número impressionante. Além disso, trouxe uma melhoria significativa na qualidade da água, que agora pode ser utilizada em outras aplicações. A solução está totalmente alinhada com os princípios de economia circular e com o programa de sustentabilidade do Grupo Solvay”, disse Ronia Oisiovici, gerente sênior de Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação da Rhodia.

A fábrica de Santo André é o centro de inovação têxtil da Rhodia no Brasil há quase um século. Desde 1929, ela impulsiona revoluções no mercado, primeiro com a “seda artificial” e, posteriormente, com as fibras sintéticas. Hoje, é uma importante produtora de polímeros avançados e sustentáveis — como Emana®, Amni® e Rhodianyl® — que moldam as indústrias globais de têxteis e plásticos de engenharia.