As parcerias com Vicunha, Scheffer, Blockforce e NFK garantem uma série de iniciativas sustentáveis. Uma cápsula de jeans feita com algodão regenerativo chega às lojas
Além de grandes colaborações e parcerias que a marca faz e inclui nomes como Airon Martin, Ceramiquinho e João Incerti, a Riachuelo está focada também em reforçar sua estratégia de sustentabilidade por meio de parcerias que viabilizam uma cadeia produtiva mais responsável, transparente e regenerativa.
Nessa linha, a marca lança a cápsula masculina Pool Jeans REGEN. A iniciativa une quatro grandes agentes do setor: a Scheffer, responsável pelo plantio e beneficiamento do algodão; a Vicunha, responsável por transformar o fardo de algodão em fio e tecido, ambas pioneiras no Brasil na certificação REGENAGRI; a NKF, que dá continuidade às boas práticas ambientais na confecção das peças, e a Blockforce, empresa de tecnologia parceira responsável pela segunda coleção rastreável via blockchain da marca.
O IMPACTO DAS AÇÕES
Para começar, todos os fornecedores envolvidos na produção das peças são abastecidos com energia renovável, contribuindo para a redução da pegada de carbono do jeans. Já o algodão cultivado pela Scheffer utiliza apenas água da chuva, sem captação de rios, lagos ou nascentes, com redução média de 40% no uso de químicos nos últimos sete anos.
Ao todo, o projeto Regen determinou a produção de mais de 13 mil metros de tecido com diferentes composições, todas recicláveis, feitas com 100% de algodão ou 99% de algodão e 1% de elastano, mantendo o conforto e otimizando o impacto ambiental no pós-consumo. Para garantir transparência das iniciativas aos consumidores, as peças contam com rastreabilidade. Por meio de um QR Code na etiqueta, o comprador pode acessar todas as etapas da produção, o que também dá visibilidade a todos os parceiros envolvidos.
Juntas, as empresas tornam possível uma moda mais alinhada com os desafios ambientais da atualidade, integrando práticas agrícolas de baixo impacto, uso de energia renovável, reaproveitamento de resíduos têxteis e rastreabilidade — do cultivo ao ponto de venda.

MAIS SOBRE A COLEÇÃO
A coleção, que é composta por três calças e uma jaqueta em diferentes lavagens feitas com tecidos recicláveis, conta com um QR Code nas etiquetas das peças, que permite ao consumidor acompanhar todas as etapas da produção, dando visibilidade a quem planta, tece e costura.
O lançamento também se conecta a outras frentes estruturantes da Riachuelo na agenda ESG. Entre elas, o programa Agro-Sertão, apoiado pelo Instituto Riachuelo desde 2021, que fomenta o cultivo de algodão agroecológico no semiárido nordestino com impacto social positivo e preservação ambiental. O Instituto atua ainda com projetos como o Pro-Sertão, de fortalecimento da cadeia têxtil no interior do Rio Grande do Norte, e iniciativas voltadas à educação, empregabilidade e cultura.
Também fazem parte do compromisso da marca ações como a parceria com a Circular Cotton Move, o maior movimento de economia circular da América Latina, com coletores de roupas distribuídos pelas lojas da Riachuelo, e o Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade, criado com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Vicunha, Retalhar, B3 e outros parceiros, que desenvolveu uma nova fibra reciclada a partir de resíduos da própria fábrica da empresa.