Pesquisas mundiais indicam que a modelagem é um dos principais fatores na decisão de compra de uma peça de roupa. Com base nesse indicador, a marca catarinense SOL Sports lidera o projeto “Confecção do Futuro”, alinhado aos princípios inovadores da Indústria 4.0 e da customização em massa no setor têxtil.
A intenção é oferecer produtos de vestuário personalizados, abrangendo desde o teste da roupa com provadores virtuais ou físicos até a criação de modelagens exclusivas, produção sob demanda e monitoramento. A iniciativa integra tanto o varejo físico quanto o virtual, simplificando o processo desde a escolha até a entrega das peças.
A proposta foi moldada por anos de pesquisa e dedicação da empresa, que atua comfoco total na necessidade do cliente. “A SOL Sports sempre se destacou por produtos inovadores, buscando desenvolver suas peças com novidades em materiais e tecnologias específicas para otimizar o desempenho do desportista”, comenta o sócio-administrador da empresa, Ary Carlos Pradi.
Por despontar esse perfil no mercado nacional, em 2015, a empresa foi selecionada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para participar do projeto “Empresa de Confecção do Futuro”, uma iniciativa ligada às estratégias nacionais da Agenda Tecnológica Setorial 2030 para o setor têxtil e de confecções.
Em 2021, além dos recursos próprios, o projeto foi impulsionado por uma parceria com a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde, por meio de um projeto de subvenção econômica, a marca avançou na integração de tecnologias 4.0 em sua produção, como o uso de inteligência artificial (IA), levando à atual customização digital em massa de suas roupas esportivas.
Para esse resultado, foi desenvolvido um software pioneiro de configuração personalizada de produto, em colaboração com startups nacionais. A plataforma, acessível online, permite ao cliente ajustar as medidas do vestuário esportivo conforme suas necessidades e preferências, visualizando a versão final do produto através da IA. O projeto desta “mini-fábrica” envolveu a parceria do Smake IT GmbH e do Instituto de Tecnologia Têxtil da Universidade RWTH, da cidade de Aachen, na Alemanha, que desenvolveram em conjunto com a SOL um fluxo de trabalho digital e ambiente de produção para montagem de peças de vestuário sob demanda.
Gerada a partir das medidas únicas de cada pessoa, a customização leva a um molde de corte exclusivo, o que garante que a peça adquirida seja confeccionada de modo personalizado, atendendo aos altos níveis de exigência do segmento esportivo. Outro ponto importante é o respeito à diversidade, já que a customização visa democratizar o acesso às roupas, atendendo a diferentes tipos de corpos. “O grande diferencial é oferecer algo como uma alfaiataria digital, e não apenas a possibilidade de coletar as medidas da pessoa e enquadrá-la em uma tabela de tamanhos pré-definida”, explica Pradi. O sistema ainda coleta dados que serão utilizados, no futuro, para aprimorar a modelagem e a definição de produtos das linhas convencionais, aumentando a assertividade da produção.
A aplicação das novas tecnologias através do projeto segue também além, desdobrando-se um conceito abrangente de Indústria 4.0. Demais etapas da cadeia produtiva foram incorporadas, desde a venda online ou presencial do produto até a expedição, passando por todas as fases de fabricação. Tudo é alcançado por meio da digitalização, com mínima intervenção humana. Através dos processos, a empresa se destaca ainda em sustentabilidade, sendo que materiais são aproveitados e o desperdício minimizado.
NOVIDADE ESTARÁ NA LOJA FÍSICA E E-COMMERCE
Atualmente a plataforma de customização da SOL Sports está junto com a planta dedicada ao projeto. Muito em breve, os consumidores poderão encontrar as novas opções de customização em massa diretamente na loja física, localizada junto à fábrica em Jaraguá do Sul, ou adquirir os produtos por meio do e-commerce da marca: https://www.solsports.com.br/.
Criado há cerca de um ano, o canal de vendas registrou nos últimos seis meses um crescimento significativo: 75% mais compradores e um aumento de 23,8% na receita, refletindo uma excelente aceitação do público. Com base nesses números promissores, a projeção é de expansão de vendas e de alcance da marca no mercado nacional, com entregas sendo realizadas em todo o Brasil.
O portfólio da loja virtual abrange hoje mais de dois mil produtos distintos para públicos feminino e masculino, no adulto e infantil. Entre os itens mais procurados estão fleeces, corta-vento, roupas para trilha e peças para ciclismo, todos focados na prática de atividades outdoor como trekking, hiking e ciclismo.