De 13 a 20 de outubro, a cidade de São Paulo será palco da edição N60 do São Paulo Fashion Week, marco histórico dos 30 anos do maior evento de moda do Hemisfério Sul
O SPFW nasceu como projeto estruturante e visionário para a moda brasileira. Consolidou um calendário, organizou a cadeia produtiva, conectou criadores e indústria, projetou talentos e narrativas locais e se tornou referência global. Consolidou um calendário para a moda brasileira, acompanhou e impulsionou transformações na economia, na sociedade e no comportamento, antecipando debates fundamentais sobre sustentabilidade, diversidade, inovação e novas economias. Hoje, reafirma seu papel como espaço de expressão, identidade, pertencimento e inovação, refletindo as urgências do presente e abrindo caminhos para o que ainda está por vir.
UMA ESPIRAL DE CRIAÇÃO, IDENTIDADE E TRANSFORMAÇÃO
O SPFW nasceu como ousadia e se tornou movimento. Em pouco tempo tornou-se uma plataforma de pensamento, inovação e impacto, marcando um legado de transformações.

A imagem-símbolo dos 30 anos é uma espiral, que traduz esse movimento contínuo. É a partir dessa potência que o SPFW mantém seu compromisso com um ecossistema mais plural, consciente e conectado. Mais que moda, mais que evento, o SPFW é uma digital única que acredita na originalidade de cada indivíduo e na força coletiva de reinventar o futuro.
Celebrar três décadas é honrar um percurso em constante renovação – uma jornada que nunca se fecha em si mesma, mas que se expande, se abre e inspira novas possibilidades. A edição comemorativa reunirá as coleções de 38 marcas e criadores nacionais, que apresentarão seus desfiles no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera), no Teatro Iguatemi e em diferentes pontos icônicos da cidade.
Além dos desfiles, o SPFW N60 contará com uma programação cultural especial, que inclui:
- Exposição “Moda e Território: A Bioeconomia Brasileira em Movimento”, que conecta inovação, sustentabilidade e saberes tradicionais.
- Lançamento do livro Backstage SPFW, acompanhado de exposição de fotografias de Renato De Cara e ilustrações de Filipe Jardim, captadas ao longo de uma década nos bastidores do SPFW.
- Exposição Entre-cenas com maquetes de cenários de grandes desfiles do SPFW, assinados pelo artista José Marton, ressaltando a dimensão estética e arquitetônica do espetáculo.
- Exposição contra[o]tempo do fotógrafo Gustavo Zylbersztajn com fotos de câmera analógica feitas com apenas um clique, capturadas ao longo de várias edições do SPFW.
- Vitrines Ritz SPFW 30 Anos – série de vitrines comemorativas no Ritz Alameda Franca, apresentando criações históricas de estilistas e marcas que ajudaram a construir a trajetória do maior evento de moda da América Latina, em espaço que sempre vibrou com a criatividade em São Paulo.
CRIA COSTURA E JOVENS TALENTOS PAULISTANOS
O Cria Costura, programa social do Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa (INMODE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo (SMDET),chega à sua sétima edição reafirmando o compromisso de revelar e impulsionar novos talentos das periferias de São Paulo.
O projeto integra a 60ª edição do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do país. Nesta edição, tem mentoria da estilista Simone Nunes. Ao longo da semana, os convidados do evento poderão conferir peças autorais criadas pelos alunos especialmente para a exposição no SPFW.
E no dia 18, às 16h30, integrando a programação oficial do SPFW N60, acontece o desfile Cria Costura. Inspirado no Balé Triádico, referência da escola alemã Bauhaus (considerada a primeira escola de design. do mundo) famosa pela fusão entre arte, forma e movimento, o desfile celebra o poder da criação coletiva, da representatividade e da autonomia.
O INMODE e a SMDET promovem ainda o programa Jovens Talentos Paulistanos, que selecionou 15 marcas e criadores estabelecidos na cidade de São Paulo a partir de um ciclo de mentoria em design, marketing e posicionamento oferecido a um total de 40 empreendedores. Os 15 selecionados vão expor e vender seus produtos na loja oficial do SPFW, ampliando o alcance e visibilidade de seus negócios. Os produtos estarão à venda durante todos os dias do evento.
SPFW ACADEMY
O SPFW Academy é uma novidade: experiência imersiva com protagonistas da história do evento. O estilista João Pimenta, o diretor de desfiles Augusto Mariotti, o cenógrafo e artista visual José Antônio Marton, o idealizador do SPFW Paulo Borges, mais o stylist Dudu Bertholini, a maquiadora Vanessa Rozan, o diretor de casting Ed Benini, a modelo e atriz Dandara Queiroz , produtora As Meninas e os produtores Fabio Montanha e Rayssa Scoton, a apresentarão os processos de criação e produção da semana que está completando 30 anos. Olivia Merquior, CEO da IARA, gestora de inovação voltados à cultura, moda e tecnologias emergentes, mediará os encontros, que serão de 17 a 19 de outubro, no hub do Pavilhão Das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.
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