Você está aqui
Home > Feiras e Eventos > TALENTOS SENAC MODA REVELA DIVERSIDADE CULTURAL E INOVAÇÃO NA PASSARELA

TALENTOS SENAC MODA REVELA DIVERSIDADE CULTURAL E INOVAÇÃO NA PASSARELA

Estudantes do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac apresentaram a coleção “Mono Contradições” na Casa de Criadores #55, utilizando tecidos como couro e fios de arame, além de técnicas de tingimento, solidificação de tecidos, plástico moldado, corte a laser, entre outros

A moda no Brasil é um dos setores mais dinâmicos e criativos da economia, com uma produção que reflete diversidade cultural e inovação. Nesse cenário, é essencial que os futuros profissionais adquiram experiências práticas que complementam os conhecimentos. E nesse caminho estão os dez alunos e alunas do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, com a oportunidade do projeto Talentos Senac Moda, que neste ano se apresentou na Casa de Criadores #55, que aconteceu de 5 a 10 de dezembro no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo.

O desfile realizado nesta edição, nomeado “Mono Contradições”, revelou uma viagem dentro da mente tomada por “demônios”, que se reflete na materialidade, confusa ou até sem sentido de primeiro momento, e que apresenta a sua contradição nos usos das técnicas refinadas vindas da alfaiataria e a modelagem de materiais não convencionais, como a solidificação de tecidos, impressão em 3D, fios para peças de tricô feitos a partir de outras roupas. Os principais materiais utilizados nas peças foram: chiffon, couro, renda, tule, miçanga, organza, musseline, veludo, látex, jacquard, sarja, crepe, cetim de seda, fio de arame e vidrilho.

Na sala de desfile foi possível observar as composições dos estudantes que, mesmo diante de um tema central, esbanjaram identidade e individualidade em cada peça apresentada.

Kledir Salgado, professor do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, celebrou o desfile e a alegria dos estudantes ao concluírem o projeto com sucesso. “Foi um momento de muito orgulho para todos nós envolvidos no Talentos Senac Moda desde o começo do ano. Foram meses de muito trabalho e dedicação que se materializaram da melhor forma possível em um evento da importância da Casa de Criadores. Estamos muito felizes com o resultado”, comemora.

COLEÇÕES AUTORAIS

Geovanna Menacho Ducca levou para a passarela “A contradição do corpo feminino” em suas peças, buscando elucidar a visão do feminino durante o período renascentista e surrealista. A estudante utilizou, entre outros materiais e técnicas, fios de cobre e crochê com tecido para compor sua coleção.

Sofia Wasserman, por sua vez, revelou em sua coleção Sob o tema “Não amnésia” um fato histórico relacionado com as criações têxteis, artísticas e religiosas do povo judeu polonês, que foram apagadas e destruídas diante das perseguições sofridas especialmente durante o Holocausto.

Signa levou a “Associação de padres, cowboys, médicos e a quem mais interessar contra o pecado e possessões demoníacas LTDA.” por meio de peças que provocaram a reflexão sobre crenças e costumes, utilizando técnicas refinadas vindas da alfaiataria e modelagem, como, por exemplo, a solidificação de tecidos.

Giovanna Martins Alexandre, destacou a “Materialização do Subconsciente” por meio de peças visualmente chamativas e harmônicas, subvertendo formas e proporções.

Cacau revelou a “Energia Líquida”, uma coleção que ressignifica a forma como o ser humano recebe e emana energias para o mundo. As composições utilizaram técnicas como aplicação de resina e a utilização de materiais metálicos.

Julia Sabino Chiarani, em “Ambivalência Feminina”, explorou as nuances e contradições das emoções em relação ao amor, desejo e autoconhecimento. Por sua vez, as peças exalam os contrastes da suavidade e rigidez, cores vibrantes e sombrias, formas orgânicas e geométricas.

Em “Abrupta”, Théo Fialho revelou a contradição inerente aos tamanhos das roupas para com os corpos em constantes mudanças, abordando as dificuldades enfrentadas por pessoas de diferentes proporções. As peças exploram técnicas de estamparia batik, corseteria, franzidos e volumes.

Mel Brito celebrou na coleção “Futuro Ancestral” a dualidade que explora a contradição entre o anseio por um futuro tecnológico e as raízes ancestrais que nos definem. Tudo isso, em peças compostas dos tecidos do tipo chiffon, tule, couro e aplicação de miçangas e vidrilhos.

Almi, em “Que abram-se os corpos”, um manifesto, foi pensado na revolta de corpos tidos como dissidentes em uma sociedade que insiste em os aniquilar. As peças modelam o corpo com camadas de plissados justapostos de forma não linear, e em paralelo apresenta a contradição de cobrir o corpo deixando recortes estratégicos em áreas como seios, costelas e genitálias.

Em “Poetas das Ruínas: Sensibilidade e Destruição”, Barack trabalhou a contradição entre a sensibilidade e a destruição tendo como objeto o processo artístico da tinturaria.

TALENTOS SENAC MODA

O Talentos Senac Moda é um projeto de cunho pedagógico e cultural que busca promover o aprimoramento conceitual e prático dos estudantes do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac, em uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com o seu Jeito Senac de Educar, assim como seu pioneirismo na área de moda.

Os trabalhos dos alunos participantes do projeto são embasados nas trilhas formativas de criação, construção e comunicação, compreendendo todo o funcionamento do mercado, desde a criação e planejamento de produtos de moda, a construção e materialização dessas ideias até, por fim, as estratégias de comunicação e gestão do segmento da moda.

Para esta edição do Talentos Senac Moda, que se iniciou em março e terminou com o desfile na Casa de Criadores 55, foram selecionados dez alunos do curso de Bacharelado em Design de Moda, entre os 3º e 7º períodos. Cada um dos estudantes selecionados ficou encarregado de criar, construir e comunicar uma coleção composta por três looks completos, contando com a mentoria de professores do Senac e com a consultoria criativa do estilista João Pimenta. Também houve participação de alunos no backstage e na sala de desfile.

Além do desfile do Talentos Senac Moda, o Senac São Paulo ofereceu apoio educacional às marcas Volat, N/E*Recycled e MOCKUP, todas de ex-alunos da instituição.

Deixe um comentário

Top