Realizada pela primeira vez em Americana (SP), feira reacendeu a vocação do polo de tradição têxtil paulista
Em sua 6ª edição, a Tecnotêxtil Brasil aconteceu em casa nova – a Feira Industrial de Americana (FIDAM), no interior paulista, entre os dias 7 e 10 de março, e pelo visto, encontrou o lugar ideal para sua realização: o polo têxtil de Americana, que engloba, além de Americana, claro, as cidades de Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré, com mais de 1.000 empresas têxteis – representando cerca de 50% da produção de tecidos planos do país -, e mais de 2.500 confecções. Somados os faturamentos anuais, na casa dos R$ 5,2 bilhões, a região é responsável por 2,9% do faturamento nacional do setor têxtil e confeccionista. Outro dado importante é que o polo de Americana é o maior produtor de denim e de tecidos planos com fibras sintéticas da América Latina.
Com 120 expositores distribuídos numa área interna de 8.500 m2, a feira teve uma abertura tímida e, ao mesmo tempo, muito quente, literalmente, pela temperatura externa na cidade, com média diária de 28 graus Celsius, e interna, com ventilação que não estava dando conta de apartar o calor, gerando um certo incômodo nos visitantes e expositores, mas amenizado nos dias subsequentes, atraindo cerca de 16 mil visitantes e superando todas as expectativas.
“Recebemos um feedback bastante positivo dos expositores. O nosso objetivo era receber em torno de 15 mil visitantes e superamos esta marca, o que demonstra que estamos no caminho certo e que Americana foi uma excelente escolha para a realização de uma feira de porte nacional, como a Tecnotêxtil Brasil”, ressaltou Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group, promotor da feira.
Já o diretor de comunicação do Febratex Group, Hélvio Roberto Pompeo Madeira Junior, trouxe mais um ponto relevante: além de negócios e network, a geração de empregos locais, diretos e indiretos. “Em cada feira que promovemos, priorizamos a contratação de fornecedores locais para que possamos movimentar a economia e contar com a expertise dos profissionais da região. Tivemos a atuação de aproximadamente 600 profissionais de 25 empresas”, relatou.
CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS
Além da área de negócios, o conhecimento entrou em pauta na feira por meio da Conferência Tecnotêxtil, que recebeu 40 palestras sobre conteúdos de diversos segmentos da indústria têxtil e de confecção, todas gratuitas. Os visitantes também tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho de empresas que contam com soluções inovadoras e disruptivas no Startup Corner On the Road.
COMPROMISSO PARA 2025
A próxima edição da Tecnotêxtil Brasil já tem data confirmada: o evento acontecerá de 22 a 25 de abril de 2025, no pavilhão da FIDAM. “Estamos nos preparando para 2025 sabendo que a próxima edição será ainda maior, já com um alto índice de confirmação dos expositores”, finalizou Pompeo.
A matéria completa sobre a Tecnotêxtil Brasil 2023 você poderá conferir na edição 132 – Março/Abril da Revista Costura Perfeita.