Terceiro tri 2023 apresenta avanços com foco na venda a preço cheio, evolução na renovação do conceito de lojas e forte crescimento do canal digital
A Veste S.A. Estilo (“Companhia”; B3:VSTE3), empresa do setor de vestuário e acessórios de alto padrão no Brasil, apresenta seus resultados do terceiro trimestre de 2023 (3T23). Dona das marcas Le Lis, Dudalina, BO.BÔ, John John e Individual, a Veste é uma das principais varejistas de vestuário, acessórios e moda casa no Brasil que, em quatro décadas de existência vem contribuindo para um estilo de vida contemporâneo, com alegria, elegância e bem-estar.
Para o grupo, o terceiro trimestre de 2023 foi marcado por uma combinação de avanços e desafios. Como resultado, a companhia registrou um faturamento bruto consolidado de R$ 338,3 milhões no trimestre, com recuo de 3,8% vs. o 3T22. Por um lado, o canal B2C continuou crescendo de forma consistente e, impulsionado pelas marcas Le Lis, Dudalina e BO.BÔ, alcançou o décimo trimestre consecutivo de Same Store Sales positivo (+6,1%). No acumulado do ano, o faturamento cresceu 5,2% vs. os 9M22, totalizando R$ 1,0 bilhão.
As vendas no varejo totalizaram R$ 237,3 milhões no trimestre (+3,9% vs. o 3T22), com destaque para o B2C Digital, que cresceu 51,5% no período e atingiu faturamento bruto de R$ 52,9 milhões, mantendo seu forte ritmo de crescimento. Em paralelo, a margem subiu 4,8p.p. vs. o 3T22, resultado do alinhamento do canal à estratégia da Companhia de priorização das vendas a preço cheio.
DESTAQUES
Financeiros:
- Faturamento bruto de R$ 338,3 milhões no trimestre, -3,8% vs. o 3T22. Nos 9M23, R$ 1,0 bilhão, +5,2% vs. os 9M22
- Margem bruta de 63,5%, +2,5p.p. vs. o 3T22. Nos 9M23, 65,1%, +4,1p.p. vs. os 9M22
- EBITDA de R$ 50,1 milhões, -9,8% vs. o 3T22. Nos 9M23, EBITDA ajustado de R$ 163,0 milhões, +16,7% vs. os 9M22
- Margem EBITDA de 18,2%, -1,1p.p. vs. o 3T22. Nos 9M23, 19,7%, +2,0p.p. vs. os 9M22
- Lucro líquido ajustado de R$ 2,5 milhões, com margem líquida de 0,9%
Operacionais:
- Faturamento bruto do canal B2C de R$ 237,3 milhões, +3,9% vs. o 3T22, mesmo com uma redução na base de lojas (ex-outlets) de 2,8% no período
- Forte crescimento das vendas do B2C Digital, com faturamento de R$ 52,9 milhões, +51,5% vs. o 3T22
- Same Store Sales consolidado de 6,1% vs. o 3T22, décimo trimestre consecutivo de alta nesse indicador
- Faturamento por loja atingindo R$ 1,4 milhão por loja no trimestre, +6,9% vs. o 3T22
- Faturamento omnichannel totalizou R$ 80,1 milhões no trimestre, representando 23,7% das vendas consolidadas da Companhia no período
- Same Customer Sales consolidado de 7,2% vs. o 3T22 no Canal B2C
- Faturamento bruto do canal B2B de R$ 77,9 milhões, -24,7% vs. o 3T22, com aumento de 5,9 p.p. na margem bruta no período.