Fundada há 30 anos, calçadista gaúcha se transformou em uma das maiores marcas independentes de calçados femininos do país e está avaliada em R$ 173 milhões
A semana começou com a notícia de mais uma aquisição do Grupo Arezzo&Co (B3: ARZZ3): a marca gaúcha Vicenza, que vem despontando como uma das mais desejadas em calçados femininos cheios de bossa e design. A empresa vem crescendo num ritmo anual de 30% e faturou R$ 80 milhões em 2022. A transação marca a primeira vez em sua história que a Arezzo & Co adquire uma marca de sapatos, um mercado em que a Arezzo tem participação de 33%.
Fundada há trinta anos em Igrejinha, cidade gaúcha localizada no Vale dos Sinos, pelo empresário Ariovaldo Furlanetto, a Vicenza se consolidou como marca de alto crescimento no mercado de sapatos femininos premium e se caracteriza por um estilo jovem e despojado que cativou as consumidoras dos públicos A e B.
Hoje comandada por Rafaela Furlanetto, filha de Ariovaldo, a Vicenza está presente em mais de 700 lojas multimarcas no Brasil e em países como Itália, França, Portugal, Rússia, Costa Rica, Porto Rico, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Líbano. Atualmente, parte da produção da Vicenza é destinada à exportação.
“Há muito tempo admiro a Vicenza e acompanho de perto tanto seu crescimento quanto a lealdade das suas clientes à marca”, diz Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co. “Assim como eu, a Rafaela nasceu e cresceu dentro da fábrica, e sapato está no DNA das nossas famílias. Fico entusiasmado com a entrada dela no grupo e com as inúmeras oportunidades de crescimento que a Vicenza terá se juntando ao nosso ecossistema”, completa.
Entre as avenidas de crescimento da Vicenza estão a estruturação de um e-commerce robusto, acoplado à bem-sucedida estratégia omnicanal da Arezzo&Co; a entrada em lojas multimarca que hoje já vendem produtos da Arezzo & Co (há mais de 1300 oportunidades de cross-sell já mapeadas); o lançamento de outras linhas de produtos, como bolsas; e a abertura de cerca de 10 lojas próprias “flagships” em pontos exclusivos como a Rua Oscar Freire, centro de comércio de luxo de São Paulo, e os principais shoppings do país. O acesso à estrutura de ‘sourcing’ da Arezzo&Co garantirá a segurança no fornecimento de material para apoiar o crescimento da marca.
A Vicenza foi avaliada em R$ 173 milhões, sendo que 60% do valor será pago em dinheiro e o restante em ações da Arezzo&Co. A transação avalia a Vicenza em 8,7 vezes seu Ebitda para 2023, um múltiplo que cai para cerca de 5 vezes usando a projeção para o Ebitda da marca para 2024.
“Sinto um orgulho enorme da trajetória que construímos na Vicenza ao lado dos nossos 200 colaboradores e milhares de consumidoras”, diz Rafaela Furlanetto. “Fazer parte da Arezzo&Co é a melhor forma de aumentar nosso impacto, ao mesmo tempo em que mantemos nosso legado.”