Empresa reforça seu papel de protagonismo em tendências e inovação, oferecendo ao mercado soluções para uma moda inteligente, responsável, versátil e criativa
Referência mundial em soluções têxteis inovadoras, a Vicunha apresentou sua nova coleção de denim e brim em seu showroom, em São Paulo, nesta quarta-feira (21/5). Os destaques vão para tecidos sustentáveis e tecnológicos, com matérias-primas diferenciadas e com baixo impacto hídrico e de carbono, reforçando sua posição na vanguarda da moda responsável. Também ganham relevo artigos que valorizam conforto e visual autêntico, possibilitando a criação de looks versáteis que vão do streetwear à alfaiataria.
Neste primeiro lançamento de 2025, a Vicunha reafirma o seu papel de liderança no setor, oferecendo soluções que atendam às demandas do mercado. “A sustentabilidade não é apenas um pilar estratégico para a Vicunha, ela está na raiz da empresa e é um compromisso contínuo. A partir deste jeito de pensar e fazer denim, criamos uma coleção primorosa, que apresenta uma multiplicidade de bases de tecidos, trazendo visuais inovadores que caem bem com lavagens e acabamentos genuínos e criativos”, destaca Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha.
AUTENTICIDADE E EXPRESSIVIDADE
Inspirado nas tendências workwear e no espírito boho, o lançamento em denim Wilson Brown se destaca pelo visual vintage com avesso marrom acastanhado e por sua robustez. Já o tecido Felipe, um denim 100% algodão com listras brancas, traz o refinamento do estilo japonês, conferindo unicidade, personalidade e um visual artesanal. Outra novidade é o Nino, uma sarja 6×2 com tingimento azul super intenso e diagonal bem pronunciada, que conta com uma proposta sofisticada para visuais contemporâneos.


CONFORTO E MOVIMENTO
A nova coleção traz opções para quem deseja criar modelos mais confortáveis e que proporcionem maior mobilidade. Composto por algodão, poliéster, viscose e elastano, o denim Marcela confere maciez, flexibilidade e durabilidade e permite rasgos e puídos com um aspecto natural, além de garantir conforto térmico e sensação de frescor. O brim Kimmy WE também possui a mesma composição, com destaque para o seu alto stretch, possibilitando maior movimento. Já o Musk conta com uma resina que confere brilho e sofisticação, sendo ideal para criações elegantes, modernas e confortáveis.


MINIMALISMO CONTEMPORÂNEO
Em alta no mundo jeanswear, o minimalismo marcará as trends das próximas temporadas. E para dialogar com esta tendência, a Vicunha lançou o brim Itamambuca, que apresenta toque suave e respirabilidade, sempre com muita personalidade. Além de ser composto de algodão, o artigo traz a fibra sustentável liocel, derivada de fontes renováveis de celulose e com baixo impacto ambiental. Já o Pamplona é um brim 100% algodão que se destaca pelo visual flat e sofisticado. Sua estrutura densa combina leveza e resistência, garantindo durabilidade e conforto.
ARTIGOS COM MENOS ÁGUA, ALGODÃO RECICLADO E MENOR PEGADA DE CARBONO
Reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade, a Vicunha apresenta ao mercado o produto Ester Baby Blue Plus, que integra a linha Zero Fresh Water. Ele é produzido sem uso de água de manancial, graças à estação de tratamento VSA, que purifica o esgoto doméstico para uso do recurso hídrico em processos industriais. Além dele, a coleção traz tecidos com o selo Less Water, que minimiza o consumo de água na produção. Dentro desta linha estão os lançamentos em denim Frades Baby Blue, Frades Dark, Tennessee, Felipe e Squash Plus III e o brim Maldivas.
Outro destaque em termos de sustentabilidade é o denim Sandy Power, que é produzido com algodão reciclado. O artigo reforça a responsabilidade ambiental da empresa, que reaproveita mais de 9 mil toneladas de matéria-prima anualmente. Com esta iniciativa, a Vicunha deixa de utilizar algodão virgem da natureza, o que evita um consumo significativo de água e outros insumos na plantação.




Mais um diferencial sustentável dos produtos da Vicunha é uma menor emissão de CO2 no processo produtivo. Ao investir em cinco parques eólicos no Nordeste, a empresa conta com a autoprodução de energia 100% limpa e renovável para abastecer suas três fábricas no Brasil. Além disso, a Vicunha não queima combustíveis fósseis para alimentar suas caldeiras no país, utilizando energia a partir de biomassa renovável, reduzindo expressivamente as emissões de carbono em suas atividades. Com isso, reforça seu protagonismo no setor têxtil, contribuindo para uma cadeia de moda responsável e de baixo carbono.
INOVAÇÃO ANTIODOR
Todos os tecidos lançados nesta coleção podem ser adquiridos com a tecnologia Polygiene® Freshness, que inibe o crescimento de bactérias causadoras de odor e evita a impregnação de cheiros externos nas roupas. A solução inovadora possibilita que as peças se mantenham frescas por mais tempo e necessitem menos lavagens, minimizando o consumo de água e produtos químicos, além de ampliar a vida útil das peças.