WALTER RODRIGUES FALA SOBRE BIOMA AMAZÔNICO E MODA NO RIO ETHICAL FASHION

Evento aconteceu no dia 9 de outubro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, foi um dos palestrantes da quinta edição do Rio Ethical Fashion, que ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro/RJ, no último dia 9 de outubro. Na oportunidade, ele falou sobre o case do projeto Iconografia Local Bioma Amazônico, realizado pela Assintecal em parceria com o Sebrae Nacional e Sebrae Pará.

Frisando que a moda precisa de inovação e sustentabilidade, não apenas “mais do mesmo”, seguindo os padrões hegemônicos e descartáveis ditados pelo “fast fashion”, Rodrigues participou do painel “Bioeconomia e Moda Regenerativa na Prática” ao lado de nomes como Elijane Nogueira (fundadora da Yanciã), Renato Imbroisi (fundador do Instituto Renato Imbroisi) e Rodrigo Tremembé (diretor criativo da marca de vestuários indígenas Tremembé). O painel foi mediado por Clarissa Magalhães, cofundadora da Regenerative Fashion Futures e apresentadora da Raízes do Propósito. Durante o painel, que abordou o papel da bioeconomia como um modelo de produção baseado no uso de recursos naturais renováveis e na valorização da biodiversidade brasileira, o estilista contou um pouco do projeto realizado nos territórios de Santarém, distrito de Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, no Pará.

Desde outubro do ano passado, o projeto Iconografia Local Bioma Amazônico vem desenvolvendo um trabalho com 19 microempreendedores e artesãos locais com foco na identidade local e no na produção de materiais oferecidos pela Amazônia. Com o olhar da estrategista de sustentabilidade, Júlia Webber, que enxerga a Amazônia como um local de abundância e que, portanto, não concorda com o uso do termo “desenvolvimento sustentável”, e sim “envolvimento sustentável”, a investigação contempla elementos como bioma, história, arquitetura, culinária, crenças, saberes artesanais, festas populares e uma cartela de cores representativa da região. A partir dos insumos criativos da pesquisa realizada pelo Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal estão sendo desenvolvidos materiais que serão apresentados na COP 30, em Belém (PA), nos próximos dias 10 a 21 de novembro.

O EVENTO

Na sua quinta edição, o Rio Ethical Fashion reafirmou-se como o maior Fórum Internacional de Moda e Sustentabilidade da América Latina. Durante um dia inteiro, o encontrou reuniu nomes de referência no segmento, conectando profissionais, marcas e ideias que estão moldando o futuro da moda. No total, foram dez painéis de discussão abertos ao público no icônico Museu do Amanhã que trataram de assuntos como extrativismo e regeneração, clima e a COP30 da Amazônia, financiamento e inovação sustentável, bioeconomia e a liderança do Brasil na sustentabilidade global e circularidade e sua potência criativa na moda e na cultura.

Foto: Divulgação