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YOUCOM REFORÇA COMPROMISSO COM A MODA CIRCULAR

Engajada com a transformação da moda desde 2014, a marca desenvolveu coleções de pré e pós-consumo, utilizando sobras de corte da produção têxtil e peças sem condições de uso doadas pelos consumidores

Primeira marca brasileira de vestuário a lançar uma calça jeans confeccionada a partir da reciclagem de outras peças, com as premissas de circularidade, a Youcom dá mais um passo importante no seu histórico de iniciativas em sustentabilidade. Já chegaram às lojas e no e-commerce da marca as coleções cápsula em jeans de pré e pós-consumo, produzidas a partir da reciclagem dos resíduos de corte gerados na confecção (pré) e de peças sem condições de uso, doadas pelos clientes nas lojas físicas da rede (pós). Nos dois casos, a marca segue as premissas da circularidade na moda ao reinserir materiais que seriam descartados, transformando sobras de tecido e itens em desuso em matérias-primas para novas peças jeans.

Fotos: Divulgação / Youcom

Cada coleção é composta por quatro peças, entre itens masculinos, femininos e sem gênero. A iniciativa faz parte do Youcom Change, identificação de moda responsável que agrega todas as ações de sustentabilidade da marca. Desde 2021, a Youcom adotou a coleta permanente de peças jeans nas mais de 100 lojas da rede em todo Brasil. Com as coleções de pré e pós-consumo, a empresa contribui com a redução do desperdício têxtil e com o aumento da escala da reciclagem de roupas de algodão no Brasil. Vale lembrar que calças jeans têm fibras de algodão na maior parte, ou até mesmo em 100% de sua composição.

Conforme o diretor da Youcom, Claudio Barone, a história da marca está entrelaçada com o movimento de transformação da moda, pois, desde 2014, está empenhada em criar e expandir iniciativas de circularidade, conquistando alguns marcos importantes durante esse tempo. “Em 2020, fomos pioneiros ao lançar a primeira calça jeans circular do Brasil, feita a partir da reciclagem pós-consumo, dando um novo destino a 900 quilos de peças jeans. No ano passado, desenvolvemos nossa primeira cápsula pré-consumo, com peças produzidas a partir de fibras recicladas de resíduos de corte da confecção. Agora, lançamos cápsulas de jeans pré e pós-consumo, reafirmando a consistência do nosso compromisso com a moda circular”, complementa, Barone.

Além das peças de roupas, as cápsulas também incluem uma ecobag produzida em parceria com o Movimento Eu Visto o Bem. O projeto atua na ressocialização de mulheres em situação de cárcere e egressas do sistema prisional de São Paulo, oferecendo a elas uma opção de renda e profissionalização por meio da confecção de produtos com atributos de sustentabilidade. 

Nas redes sociais, a Youcom vai adotar um tom leve e bem-humorado para dialogar com o público jovem sobre sustentabilidade na moda. Explorando formatos já queridinhos do público, a marca vai apresentar as peças circulares aproveitando para contar de um jeito descomplicado as histórias e processos por trás dessas novas coleções. As iniciativas envolvem conteúdos proprietários e em colaboração com dez creators parceiros, que irão estimular o diálogo de forma leve e fácil no TikTok e Instagram @lojayoucom. 

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